Comentários: 2
Vende a casa, paga a dívida e arrenda a mesma casa

Portugal é um país de proprietários, já que as pessoas continuam fiéis à compra de casa em vez de optarem pelo arrendamento. Mas esta é, no entanto, uma tendência que tende a mudar, até porque os bancos fecharam a torneira ao crédito à habitação. Por outro lado, os casos de incumprimento estão a disparar, com muitas famílias a sentirem dificuldades para pagar a prestação. Foi a pensar neste problema que a mediadora Buy4Rent lançou no mercado um novo serviço, em que a pessoa vende a casa, recebe o dinheiro da transação e torna-se inquilino da mesma habitação, podendo posteriormente readquiri-la ou nomear alguém que faça a aquisição da mesma.

“O objetivo é simples. A pessoa precisa de dinheiro porque, por exemplo, está em incumprimento com o banco. Então vende a casa e ao mesmo tempo que regulariza a dívida faz, em simultâneo, um contrato de arrendamento, que por norma vai de um a cinco anos, para que possa continuar a habitar no local. E fica logo estipulada a possibilidade de voltar a comprar o imóvel por um determinado preço”, explica ao idealista News Nuno Teixeira, diretor de operações da Buy4Rent.  

Segundo o responsável, o processo começa com uma avaliação, sem compromisso, ao imóvel em causa, sendo que “antes de ser estipulado um preço de venda é sempre analisada criteriosamente a situação financeira do proprietário”, de forma a perceber o que o levou a vender a casa e se vai ter capacidade para a readquirir.

Nuno Teixeira, que acumula alguns anos de experiência na banca, conta que esta operação de “sale leaseback” está a ser levada a cabo pela mediadora “desde setembro”. “Temos, atualmente, cerca de uma centena de propostas a serem negociadas”, adianta, salientando que a Buy4Rent “não é uma empresa que faz investimento imobiliário, mas sim uma empresa de mediação imobiliária”. “O que fazemos é juntar quem necessita de liquidez e quem tem capital para investir”, conclui.

Clica aqui para saberes mais informações sobre a Buy4Rent

Ver comentários (2) / Comentar

2 Comentários:

15 Novembro 2013, 11:27

mas quem é que compra a casa?

15 Novembro 2013, 11:27

e se o valor da venda for menor que o emprestimo??

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade