Imobiliárias esperam que Vistos Dourados rendam mil milhões de euros este ano

Imobiliárias esperam que Vistos Dourados rendam mil milhões de euros este ano

Há cada vez mais cidadãos estrangeiros, sobretudo chineses, interessados em comprar casa em Portugal tendo como objetivo a obtenção de Vistos Dourados (Vistos Gold/Golden Visa) – para tal têm de comprar casas por pelo menos 500.000 euros. Os agentes do setor imobiliário que lidam diretamente com estes processos consideram que os investimentos necessários à obtenção destes vistos podem representar este ano uma injeção de pelo menos mil milhões de euros no mercado.

Segundo o Público, em Portugal já foram atribuídos 787 Autorizações de Residência para Atividade de Investimento (ARI) – os denominados Golden Visa –, sendo que o programa tem sido um pequeno balão de oxigénio para o setor imobiliário do segmento médio-alto e de luxo. 

Publicidade

Citado pela publicação, Nuno Durão, sócio gerente da IRGLux, uma imobiliária afiliada do grupo internacional Fine&Country, dedicado ao segmento de luxo, mostrou-se muito otimista quando a este tipo de negócios imobiliário. Segundo o responsável, a expectativa dos operadores é que em 2014 a fatia do mercado dos Vistos Gold chegue aos mil milhões de euros. “[A única intenção dos clientes chineses é] obterem o visto para poderem circular na Europa”, frisou, adiantando que alguns nunca tinham ouvido falar de Portugal. 

De acordo com Nuno Durão, “os clientes para o Visto Gold gostam de ver o que estão a comprar” e “preferem casas acabadas e normalmente já mobiladas”, sendo que os locais mais procurados para comprar casas acima de 500.000 euros são Lisboa, Cascais, Sintra, Tróia, Algarve, Porto e Douro. 

Para poder comentar deves entrar na tua conta