A corrida à compra de casa está instalada em Portugal, para aproveitar e época do crédito habitação mais barato, assim como a isenção de IMT e garantia pública por parte dos jovens. Estes fatores ajudam a explicar o facto de cerca de 9% das casas à venda anunciadas em junho terem saído do mercado em menos de uma semana, mostra a análise publicada pelo idealista, o Marketplace imobiliário do sul da Europa.
Tento em conta o tempo de permanência dos anúncios no portal imobiliário a nível nacional, observou-se ainda que 25% das casas esteve no mercado entre uma semana e um mês, 29% entre um e três meses, 30% entre três meses e um ano e 7% mais de um ano. Este tempo de permanência dos anúncios também é explicado pelas características das habitações à venda (localização, preço e comodidades) que são mais atraentes do que outras, por exemplo.
Em que cidades há mais casas a serem vendidas rapidamente?
Analisando por grandes cidades as vendas expresso - ou seja, imóveis residenciais que se vendem em menos de uma semana, tendo em conta o tempo de permanência dos anúncios -, é em Évora onde encontramos uma maior percentagem, uma vez que 29% das casas saem do mercado nesse período.
Também há elevadas percentagens de casas vendidas em menos de sete dias em Santarém (17%), Castelo Branco (12%), Funchal (10%), Braga (10%), Leiria (10%), Ponta Delgada (9%) e Viseu (9%).
Abaixo da média nacional, encontram-se o Porto (7%), Coimbra (7%), Viana do Castelo (6%), Setúbal (6%), Lisboa (6%) e Aveiro (6%). A capital de distrito onde se registaram menos vendas expresso foi Faro, onde apenas 1% das transações se realizaram em menos de sete dias em junho.
Castelo Branco é o distrito com mais vendas de casas expresso
Em relação aos distritos e ilhas, o mercado comporta-se de outra forma. Foi no distrito de Castelo Branco, onde mais casas foram vendidas em menos de uma semana durante o mês de junho (25%).
A lista de territórios com mais vendas de casas expresso segue com Évora (11%), Santarém (11%), Porto (10%), ilha da Madeira (10%), Viana do Castelo (9%), Setúbal (9%), ilha de São Miguel (9%), Leiria (8%), Lisboa (8%), Coimbra (8%) e Aveiro (8%).
Por outro lado, é no distrito de Viseu onde esta percentagem de vendas rápidas de casas é menor – de apenas 6%. Seguem-se Faro (7%) e Braga (7%).
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta