Compra de casas com dinheiro

Comprar casa com dinheiro por debaixo da mesa? Fiscalização falha

O número de casos de compra e venda de imóveis com pagamentos por debaixo da mesa tem vindo a multiplicar-se. Desde 2017 foram mobilizados 42 milhões de euros em dinheiro vivo acima dos limites legais previstos (3.000 euros). A falta de fiscalização nestas operações ajuda a explicar estes negócios imobiliários fora da lei. Mas não só.
Fazer compras com cartão

Comprar em segurança com cartão: dicas que reduzem o risco de fraude

Fazer compras e pagar com cartão, de débito ou crédito, é algo que passou a fazer cada vez mais parte do dia a dia, havendo cada vez menos pessoas, sobretudo entre os mais jovens, que têm “dinheiro vivo” consigo. Mas há que ter cuidado na hora de fazer pagamentos com cartões, de forma a evitar “esquemas” e fraudes. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
Escândalo do FC Porto: buscas incluem casas de Pinto da Costa e empresários do futebol

Escândalo do FC Porto: buscas incluem casas de Pinto da Costa e empresários do futebol

O Ministério Público (MP) realizou, esta segunda-feira (22 de novembro de 2021), buscas ao FC Porto e a empresários do futebol, tendo a casa do presidente do clube, Jorge Nuno Pinto da Costa, sido também revistada, bem como a residência do seu filho, Alexandre Pinto da Costa. Em causa estão suspeitas de fraude fiscal, burla, abuso de confiança e branqueamento, numa ação policial com ligações à Operação Cartão Vermelho. O FC Porto confirmou, entretanto, as buscas às suas instalações e garantiu ter colaborado com a equipa de investigadores do MP.
Certificados energéticos nas casas

Certificados energéticos: dicas para evitar fraudes

Pedir o certificado energético é uma prática cada vez mais frequente, já que este é um documento essencial e obrigatório na hora de vender, comprar ou arrendar casa, assim como para aceder a benefícios fiscais e apoios financeiros para tornar as casas mais eficientes. E é, por isso, import

Idosos estão a ser alvo de fraudes e vendas agressivas na energia, avisa regulador

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) veio lançar um conjunto de alertas à população idosa para que tenha cuidado com fraudes e vendas agressivas no sector da energia. Um dos exemplos dados pelo regulador é quando um consumidor recebe em casa a fatura de um novo fornecedor de eletricidade ou de gás natural, "mas não se recorda de ter feito um contrato escrito com essa empresa". E dá conta de outros casos, ensinando a reagir.

Mulher com 89 anos está na cadeia por burla de 300.000 euros com imóveis

Chama-se Rosa Vegele, é brasileira, tem 89 anos e é a reclusa mais velha no nosso país – está a aguardar julgamento presa na cadeia de Tires. Surge no topo da lista de acusados por burla qualificada, falsificação de documentos e branqueamento de capitais. Era o cérebro do esquema de venda de imóveis que não pertenciam a grupo de burlões.

Nos multada em 210 mil euros por vendas enganosas

A Nos foi sujeita a uma coima do regulador, no valor de 210 mil euros, pela “adopção de práticas comerciais agressivas e acções enganosas na venda” de serviços, bem como pelo incumprimento de várias obrigações legais sobre questões relacionadas com a cessação dos contratos.