Associação Montepio prioriza habitação investindo 50 milhões por ano
A mutualista Montepio prevê gastar anualmente 50 milhões de euros na compra de casas para arrendar aos associados, disse à Lusa o novamente candidato nas eleições de dezembro, Virgílio Lima.Em entrevista à Lusa, Virgílio Lima disse que têm percebido que os associados mais jovens (a mutualista tem ao
Seguradoras do Montepio mudam sede para Entrecampos
As seguradoras Lusitania e Lusitania Vida, do universo Montepio, vão mudar a sua sede para o edifício Niña, em Entrecampos, Lisboa, no início do quarto trimestre de 2025.
Montepio vai comprar casas para arrendar a associados mais jovens
O Montepio Associação Mutualista pretende investir entre 25 milhões a 100 milhões de euros por ano na construção e compra de habitações para arrendar aos associados, adiantou o presidente do Grupo Montepio, Virgílio Boavista Lima, esta segunda-feira, dia 3 de junho.
‘Projeto Zêzere’: já há candidatos à carteira de malparado do Montepio
A LX Partners, a Fortress, a CRC e a LCM Partners estão interessadas na compra do ‘Projeto Zêzere’, ao Banco Montepio. Carteira de Non Performing Loans (NPL), ou crédito malparado, tem um valor contabilístico de 120 milhões de euros.
Montepio com luz verde para construir novo hotel na Praça de Espanha
A Câmara de Lisboa aprovou o projeto de um hotel na Avenida José Malhoa, com 102 alojamentos, e a emissão de informação prévia favorável para que o Montepio Geral construa na Praça de Espanha habitação e um hotel. Apresentado pela Sorathia´s Investments II, na qualidade de locatária do prédio n
Parque urbano em Setúbal: autarquia tem assegurada posse dos terrenos
O Montepio colocou à venda um terço dos terrenos do Parque Urbano da Várzea, onde a Câmara de Setúbal está a investir seis milhões para construir o maior parque urbano da cidade, numa área de 19 hectares. Nos terrenos, já foi instalada uma bacia de retenção, plantadas árvores, construídas estradas e uma rotunda. Entretanto, e depois de levantadas dúvidas sobre a posse dos terrenos, a autarquia já veio garantir que “tem totalmente assegurada, por via de acordos realizados nos termos da lei” a posse dos mesmos, não existindo a possibilidade de edificar ali qualquer construção.
Venda de malparado e imóveis pelo Montepio sob investigação do BdP
O Banco Montepio vendeu à CarVal Investor duas carteiras de crédito malparado e imóveis em 2015, que resultou na perda de 12 milhões de euros para a instituição financeira.
Imóveis de bancos: Montepio vendeu 7.000 em cinco anos por 900 milhões
O banco Montepio vendeu cerca de 7.000 imóveis em cinco anos, entre 2018 e 2022, tendo arrecadado 900 milhões de euros com estas transações. Já este ano, no primeiro trimestre, a entidade financeira “desfez-se” de outros 250 ativos.
Montepio vai construir seis edifícios no Porto para arrendamento
A Associação Mutualista Montepio assinou um contrato para a construção de seis edifícios na Quinta do Pinheiro, localizada no centro histórico do Porto, a poucos metros da Avenida dos Aliados – foi em tempos sede da Escola Académica do Porto. Serão, ao todo, 117 apartamentos e 192 lugares de estacionamento, destinados sobretudo ao mercado de arrendamento, e que visam dar resposta às necessidades de habitação dos associados Montepio.
Montepio quer vender carteira de malparado e imóveis de 500 milhões
Os bancos continuam a apostar forte na venda de carteiras de crédito malparado (Non-Performing Loans, NPL). Um dos mais ativos é o Montepio, que vendeu, na reta final de 2021, uma carteira de crédito malparado por 253 milhões de euros. Sabe-se agora que há outra grande operação na calha: trata-se de uma carteira de malparado e imóveis que ronda, ao todo, 1,4 mil milhões, sendo que inicialmente deverá sair do banco um portfólio de 500 milhões.
Fundo imobiliário devedor ao Novo Banco e Montepio está em insolvência
O fundo imobiliário Invesfundo II foi criado em 2005 no seio do Grupo Espírito Santo (GES) que na altura estava empenhado em apostar no setor imobiliário. Foi este fundo que uniu o BES, o Montepio e o construtor José Guilherme para desenvolver projetos na Amadora.
Montepio vende carteira de crédito malparado por 253 milhões
As operações de crédito malparado estão ao rubro em Portugal. Depois de o Novo Banco ter vendido duas carteiras de Non-Performing Loans (NPL, na sigla inglesa) na reta final do ano por cerca de 117 milhões de euros, foi a vez do Montepio finalizar a venda de uma carteira de créditos não produtivos por 253 milhões de euros.
Montepio devolve 5 milhões aos clientes na compra de casa
O banco Montepio anunciou esta segunda-feira, dia 25 de outubro de 2021, que desde o início da campanha de crédito habitação criada em parceria com a Worten devolveu cinco milhões de euros aos seus clientes.A campanha, em curso desde setembro de 2020, oferece até 1,1% do valor dos emprésti
BCP e Montepio colocam no mercado novas carteiras de imóveis e crédito
Há novas carteiras de crédito malparado e imóveis no mercado.
Montepio funde empresas para racionalizar negócio imobiliário
Com o objetivo de racionalizar a área imobiliária do grupo, a Associação Mutualista Montepio Geral (AMMG), dona do banco Montepio, decidiu fundir duas entidades desta área de negócio com uma sociedade de gestão de ativos.
Montepio entra na "guerra" do crédito à habitação e usa “cashback” para atrair clientes
A banca continua empenhada em tentar atrair clientes para o crédito da casa. Mas não só de spreads vive esta “guerra” – recorde-se que, recentemente, o Bankinter colocou esta margem comercial abaixo de 1% .
Montepio vende carteira imobiliária de 105 milhões ao grupo Arrow - dono da Whitestar
Em paralelo com a venda da carteira de malparado de 321 milhões de euros, o Montepio acordou a alienação de um portefólio de imóveis no valor de 105 milhões. Ambas as transações foram fechadas com duas empresas criadas na hora em Portugal, do grupo Arrow - que é também dono da Whitestar.
Construtor que deu prenda de 8,5 milhões a Salgado foi financiado por Montepio
José Guilherme, o construtor amigo do antigo presidente do BES Ricardo Salgado, foi financiado a título personal pela Caixa Económica Montepio Geral que lhe emprestou em 8,5 milhões de euros, entre março e abril de 2009. Nesse mesmo ano, o empreiteiro deu uma "prenda" do mesmo valor (entre outras verbas) ao banqueiro, num caso que está sob investigação.
Investimento da Santa Casa no Montepio poderá equivaler a dois terços dos seus imóveis
Se investir 200 milhões de euros no Montepio, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) estará a aplicar o equivalente a dois terços dos seus imóveis. O limiar máximo do investimento não ultrapassará, ainda assim, este valor de referência, de acordo com o provedor da instituição, Edmundo Martinho.
Vão nascer às portas de Lisboa mais de 100 moradias e 255 apartamentos
Chama-se SkyCity e é um dos maiores empreendimentos de construção nova residencial previsto para Lisboa. O projeto vai nascer na Serra de Carnaxide, às portas da capital, pela mão do JPS Group, que tem apenas dois anos de existência, e tem o apoio do banco Montepio. Em causa estão 49 moradias isoladas, 66 em banda e 255 apartamentos de tipologias entre o T2 e o T5, sendo que as áreas podem chegar aos 400 m2.
OPA do Montepio arranca hoje com oferta de 1 euro
A Oferta Pública de Aquisição (OPA) do Montepio Geral Associação Mutualista sobre as unidades de participação da Caixa Económica Montepio Geral arranca esta segunda-feira, dia 14 de agosto de 2017, e vai decorrer até ao próximo dia 08 de setembro, segundo a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
...E Montepio entra na "guerra" dos spreads baixos
O Montepio, a braços com uma forte reestruturação interna que passa pelo desinvestimento a vários níveis (como a venda de ativos imobiliários), elegeu o crédito à habitação como uma das apostas fortes deste verão. O banco liderado por Félix Morgado decidiu desafiar a concorrência com um spread de 1,55% nos empréstimos para a compra de casa, tornando-se assim na terceira oferta mais barata do mercado nacional, depois do Bankinter e do Santander Totta.
Montepio compra ativos imobiliários à Associação Mutualista para depois os vender
A Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) aceitou comprar ativos imobiliários à Associação Mutualista Montepio Geral (AMMG) para depois os vender a “preços equivalentes”. Em causa está a aquisição de uma participação na Silvip e de unidades do fundo imobiliário VIP, que foi aprovada em assembleia-geral na semana passada.
Dívidas de construtoras e outros clientes afundam contas do Montepio (prejuízos de 243,4 milhões)
O crédito concedido a várias empresas de construção civil - que deixou de ser pago - foi um dos grandes responsáveis pelos prejuízos de 243,4 milhões de euros registados pelo Montepio em 2015. O negócio dos paquetes "Funchal", "Porto" e "Azores" foi outro dos fatores a pesar negativamente nas contas da caixa económica.
Montepio exige 20 milhões de euros do fundo de investimento imobiliário Lusíadas
Três dias antes do anúncio da resolução do Banif, com a venda ao Santander Totta, a Caixa Económica Montepio Geral avançou com um processo judicial contra o banco, no âmbito do qual reclama o reembolso de 20,3 milhões de euros, relacionados com um fundo de investimento imobiliário.