
Montenegro indigitado: promete diálogo e foco na governação
Luís Montenegro foi esta quarta-feira, 29 de maio de 2025, indigitado primeiro-ministro pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, após uma nova ronda de audições aos partidos com assento parlamentar.

António Costa é o novo presidente do Conselho Europeu
António Costa, eleito esta quinta-feira (27 de junho de 2024) presidente do Conselho Europeu, afirma que assumirá o cargo com “enorme sentido de missão”, empenhado em promover a unidade entre os 27 Estados-membros e a Agenda Estratégica para os próximos cinco anos.

BCE decide voltar a manter juros inalterados no patamar dos 4%
As expectativas dos analistas cumpriram-se: o Banco Central Europeu (BCE) decidiu voltar a manter as três taxas de juro diretoras inalteradas na reunião de política monetária realizada esta quinta-feira, dia 14 de dezembro. Esta foi a segunda pausa na subida dos juros desde que o regulador europeu começou a aumentá-los em julho de 2022 para travar a inflação na Zona Euro - a primeira pausa foi decidida na reunião de outubro. Isto quer dizer que as taxas de juro diretoras vão ficar entre 4% e 4,75%, pelo menos, até dia 25 de janeiro de 2024, a data da próxima reunião de política monetária. Já os cortes dos juros para 2024 não estão a ser discutidos no Conselho do BCE.

BCE vai subir juros? “Sim, mas só quando for seguro”, defende Centeno
Os economistas estão de olhos postos num indicador: a inflação, que não para de subir em Portugal e na Zona Euro. E, para travá-la está em cima da mesa a subida da taxa de juro diretora pelo Banco Central Europeu (BCE) na segunda metade do ano. Mas, antes de tomar qualquer decisão, há outros dados e indicadores que o regulador europeu precisa de colocar na balança. E, na visão de Mário Centeno, governador do Banco de Portugal (BdP), a subida de juros deve ser levada com “ponderação”, defendendo que só deverá acontecer “quando for seguro fazê-lo".

As 100 pessoas mais influentes do mundo são…
As revista Times já divulgou a sua lista das pessoas mais influentes do mundo. Da música ao cinema, da política ao desporto, trata-se das 100 personalidades que, no mundo, mais conseguem chegar aos outros e influenciá-los.

Jovens insatisfeitos com a democracia e sem confiança na política
Os ‘millennials’, adultos nascidos entre 1981 e 1996, apresentam o menor índice de satisfação com a democracia do que qualquer outra geração, um número que revela a desilusão deste grupo com as suas instituições políticas.

Owen Hurcum, a primeira pessoa não-binária a assumir o cargo de presidente de câmara no mundo
Owen Hurcum tem apenas 23 anos e tornou-se na primeira pessoa não-binária – termo utilizado por quem não se identifica nem com o género feminino, nem com o género masculino - a assumir o cargo de presidente de câmara no mundo.

Morreu Jorge Coelho: antigo ministro socialista e gestor de topo na Mota-Engil
Jorge Coelho, antigo ministro Adjunto, da Administração Interna e também do Equipamento Social, morreu esta quarta-feira (7 de abril de 2021) aos 66 anos. O ex-governante e atual vice-presidente do Conselho da Administração da construtora Mota-Engil, sofreu um ataque cardíaco quando estava numa casa que tinha na Figueira da Foz.

O estado da democracia em ano de pandemia: Portugal volta a ser democracia com falhas
Portugal desceu no Índice de Democracia, que todos os anos é publicado pela revista The Economist. De democracia plena, em 2019, regressou a democracia com falhas, em 2020, um ano marcado pelo aparecimento da pandemia da Covid-19. Com a pontuação global de 7.90 (em 10), Portugal encontra-se agora na 26ª posição do ranking geral, sendo 15º na classificação regional.

Portugal já é um “país totalmente democrático”, diz a The Economist
Portugal, que vive em liberdade desde 1974, passou finalmente agora da categoria “democracia com falhas” para um “país totalmente democrático”, segundo o Índice de Democracia elaborado anualmente pela revista The Economist. O país conseguiu uma pontuação global de 8.03 (em 10), situando-se na posição 22 na classificação geral e 15 na classificação regional.

Da política ao clima: os desafios que o mundo vai enfrentar esta década
2020 marca a entrada numa nova década. O que é que aí vem? Não se sabe. Ainda assim, e sem fazer futurologia, já é possível antecipar alguns cenários. O mundo irá enfrentar desafios em diferentes campos de “batalha”: política, economia, clima ou tecnologia.

“Ligações políticas”, a forma de ter sucesso nos negócios em Portugal? Empresários dizem que sim
Política e negócios parecem ser duas caras de uma mesma moeda em Portugal. Segundo os empresários a operar no mercado nacional, ter ligações políticas é a única forma de prosperar um negócio no país. Aliás, Portugal é o estado-membro da União Europeia com uma maior proporção de empresários (65%) a considerar que esta é única forma de ter sucesso nos negócios, segundo um inquérito divulgado pela Comissão Europeia esta segunda-feira, dia 09 de dezembro de 2019.

Assegurar habitação para a classe média e jovens - o que diz o novo Programa de Governo
Depois dos primeiros sinais dados com a manutenção dos principais decisores políticos em termos de habitação no novo Executivo - que tomou posse no passado sábado, dia 26 de outubro de 2019 - António Costa, reitera o compromisso de "continuidade” em termos de política pública na nova legis
Lei de Bases da Habitação na agenda da sessão legislativa que arranca para a semana
A criação da Lei de Bases da Habitação é um dos temas em agenda para a próxima sessão legislativa, cuja primeira reunião parlamentar está marcada para 19 de setembro, existindo até ao momento apenas um projeto do PS. Apresentada em abril, a iniciativa legislativa socialista esteve em processo de consulta pública até 31 de julho, não tendo sido feito ainda um balanço dos contributos recebidos.
Ministro da Cultura e do Desporto espanhol cai por fraude fiscal, mas já foi substituído
Em poucas horas tudo mudou na pasta da Cultura e do Desporto do novo Governo espanhol, liderado pelo socialista Pedro Sánchez. Màxim Huerta viu-se forçado a apresentar demissão de ministro por estar envolvido num escândalo de fraude fiscal e José Guirao, gestor cultural e antigo diretor do Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, foi o eleito para suceder no cargo.
Governo faz balanço legislativo e anuncia o fim de 2.300 decretos-leis
O Governo vai revogar 2.300 decretos-leis já ultrapassados ou caducados. A medida será anunciada esta terça-feira (30 de janeiro), durante o balanço da atividade legislativa de 2017. O Executivo quer “limpar o ordenamento jurídico e atos legislativos que já não fazem sentido”, tendo no segundo ano legislado menos que qualquer anterior Executivo no mesmo período.

As promessas de Trump que vão mudar o mundo a partir de hoje
Barack Obama deixa hoje, 20 de janeiro de 2017, a presidência dos Estados Unidos (EUA) para o polémico sucessor Donald Trump.
As cinco mudanças que o mundo pode esperar com a presidência de Trump
A confirmar-se o discurso de campanha como candidato, Donald Trump agora eleito como 45.º presidente dos EUA, vai trazer muitos desafios à política externa norte-americana. Quer se goste ou não, a verdade é que o a história contemporânea vai mudar em, pelo menos, cinco pontos cruciais com a chegada do magnata do imobiliário ao poder da potência mais forte do mundo.

E proprietários querem fim da isenção de impostos do imobiliário dos partidos políticos
A Associação Lisbonense de Proprietários (ALP) condena o facto de haver 30,2 milhões de euros de património imobiliário detido pelos partidos políticos, que está isento de IMI, IMT e imposto selo, defendendo o fim da isenção impostos sobre o património imobiliário dos partidos políticos.

Ex-ministra das Finanças contratada pela empresa que comprou créditos do Banif
Maria Luís Albuquerque, que cessou funções como ministra das Finanças do anterior Governo PSD/CDS há cerca de três meses e que é atualmente deputada no Parlamento português, acaba de ser contratada pela Arrow Global Limited, onde vai ser diretora não executiva e fará parte do comité de auditoria. Esta empresa, sedeada em Londre, dedica-se à gestão e recuperação de dívidas e comprou em 2014 carteiras de crédito ao Banif de Portugal e Espanha.

Chegou o dia do chumbo anunciado do programa do Governo
Hoje deverá ser o último dia da curta vida do XX Governo Constitucional, que poderá entrar em modo de gestão se o seu programa for, como tudo indica, chumbado. A Assembleia da República deverá chumbar o referido programa, através da aprovação de uma moção de rejeição do PS, o que implica a demissão do executivo PSD/CDS-PP.

Rumores do dia
Reforma de pensões pode não avançar: A reforma do sistema de pensões pode ser só para "FMI ver" e não ser, assim, aplicada. A tese é defendida pelo economista Álvaro Santos Almeida, em entrevista à Renascença, no dia em que arranca a última avaliação do resgate da Troika.
Estudo diz que portugueses estão cada vez menos satisfeitos com democracia
Um estudo europeu que será apresentado esta terça-feira concluiu que os portugueses estão cada vez menos satisfeitos com a democracia, lembrando que este resultado "é compreensível" tendo em conta a degradação das condições económicas e sociais.

Rumores
Caso BCP parou por questões processuais: Faz em abril quatro anos que o Banco de Portugal condenou o BCP e nove ex-gestores, mas durante mais de dois anos o processo esteve parado.

Políticas “erráticas” levam a desconfiança no Governo, conclui SEDES
Políticas “erráticas” e decisões tomadas “fora do tempo” que levaram à “incerteza” e “desconfiança”, fatores que são “incompatíveis” com a recuperação económica, investimento e emprego.