António Costa

António Costa é o novo presidente do Conselho Europeu

António Costa, eleito esta quinta-feira (27 de junho de 2024) presidente do Conselho Europeu, afirma que assumirá o cargo com “enorme sentido de missão”, empenhado em promover a unidade entre os 27 Estados-membros e a Agenda Estratégica para os próximos cinco anos.
Juros do BCE em pausa

BCE decide voltar a manter juros inalterados no patamar dos 4%

As expectativas dos analistas cumpriram-se: o Banco Central Europeu (BCE) decidiu voltar a manter as três taxas de juro diretoras inalteradas na reunião de política monetária realizada esta quinta-feira, dia 14 de dezembro. Esta foi a segunda pausa na subida dos juros desde que o regulador europeu começou a aumentá-los em julho de 2022 para travar a inflação na Zona Euro - a primeira pausa foi decidida na reunião de outubro. Isto quer dizer que as taxas de juro diretoras vão ficar entre 4% e 4,75%, pelo menos, até dia 25 de janeiro de 2024, a data da próxima reunião de política monetária. Já os cortes dos juros para 2024 não estão a ser discutidos no Conselho do BCE.
Subida de juro pelo BCE

BCE vai subir juros? “Sim, mas só quando for seguro”, defende Centeno

Os economistas estão de olhos postos num indicador: a inflação, que não para de subir em Portugal e na Zona Euro. E, para travá-la está em cima da mesa a subida da taxa de juro diretora pelo Banco Central Europeu (BCE) na segunda metade do ano. Mas, antes de tomar qualquer decisão, há outros dados e indicadores que o regulador europeu precisa de colocar na balança. E, na visão de Mário Centeno, governador do Banco de Portugal (BdP), a subida de juros deve ser levada com “ponderação”, defendendo que só deverá acontecer “quando for seguro fazê-lo".

As 100 pessoas mais influentes do mundo são…

As revista Times já divulgou a sua lista das pessoas mais influentes do mundo. Da música ao cinema, da política ao desporto, trata-se das 100 personalidades que, no mundo, mais conseguem chegar aos outros e influenciá-los.
Morreu Jorge Coelho: antigo ministro socialista e gestor de topo na Mota-Engil

Morreu Jorge Coelho: antigo ministro socialista e gestor de topo na Mota-Engil

Jorge Coelho, antigo ministro Adjunto, da Administração Interna e também do Equipamento Social, morreu esta quarta-feira (7 de abril de 2021) aos 66 anos. O ex-governante e atual vice-presidente do Conselho da Administração da construtora Mota-Engil, sofreu um ataque cardíaco quando estava numa casa que tinha na Figueira da Foz. 
O estado da democracia em ano de pandemia: Portugal volta a ser democracia com falhas

O estado da democracia em ano de pandemia: Portugal volta a ser democracia com falhas

Portugal desceu no Índice de Democracia, que todos os anos é publicado pela revista The Economist. De democracia plena, em 2019, regressou a democracia com falhas, em 2020, um ano marcado pelo aparecimento da pandemia da Covid-19. Com a pontuação global de 7.90 (em 10), Portugal encontra-se agora na 26ª posição do ranking geral, sendo 15º na classificação regional.
Portugal já é um “país totalmente democrático”, diz a The Economist

Portugal já é um “país totalmente democrático”, diz a The Economist

Portugal, que vive em liberdade desde 1974, passou finalmente agora da categoria “democracia com falhas” para um “país totalmente democrático”, segundo o Índice de Democracia elaborado anualmente pela revista The Economist. O país conseguiu uma pontuação global de 8.03 (em 10), situando-se na posição 22 na classificação geral e 15 na classificação regional.
“Ligações políticas”, a forma de ter sucesso nos negócios em Portugal? Empresários dizem que sim

“Ligações políticas”, a forma de ter sucesso nos negócios em Portugal? Empresários dizem que sim

Política e negócios parecem ser duas caras de uma mesma moeda em Portugal. Segundo os empresários a operar no mercado nacional, ter ligações políticas é a única forma de prosperar um negócio no país. Aliás, Portugal é o estado-membro da União Europeia com uma maior proporção de empresários (65%) a considerar que esta é única forma de ter sucesso nos negócios, segundo um inquérito divulgado pela Comissão Europeia esta segunda-feira, dia 09 de dezembro de 2019.

Lei de Bases da Habitação na agenda da sessão legislativa que arranca para a semana

A criação da Lei de Bases da Habitação é um dos temas em agenda para a próxima sessão legislativa, cuja primeira reunião parlamentar está marcada para 19 de setembro, existindo até ao momento apenas um projeto do PS. Apresentada em abril, a iniciativa legislativa socialista esteve em processo de consulta pública até 31 de julho, não tendo sido feito ainda um balanço dos contributos recebidos.

Governo faz balanço legislativo e anuncia o fim de 2.300 decretos-leis

O Governo vai revogar 2.300 decretos-leis já ultrapassados ou caducados. A medida será anunciada esta terça-feira (30 de janeiro), durante o balanço da atividade legislativa de 2017. O Executivo quer “limpar o ordenamento jurídico e atos legislativos que já não fazem sentido”, tendo no segundo ano legislado menos que qualquer anterior Executivo no mesmo período.

As cinco mudanças que o mundo pode esperar com a presidência de Trump

A confirmar-se o discurso de campanha como candidato, Donald Trump agora eleito como 45.º presidente dos EUA, vai trazer muitos desafios à política externa norte-americana. Quer se goste ou não, a verdade é que o a história contemporânea vai mudar em, pelo menos, cinco pontos cruciais com a chegada do magnata do imobiliário ao poder da potência mais forte do mundo.
Ex-ministra das Finanças contratada pela empresa que comprou créditos do Banif

Ex-ministra das Finanças contratada pela empresa que comprou créditos do Banif

Maria Luís Albuquerque, que cessou funções como ministra das Finanças do anterior Governo PSD/CDS há cerca de três meses e que é atualmente deputada no Parlamento português, acaba de ser contratada pela Arrow Global Limited, onde vai ser diretora não executiva e fará parte do comité de auditoria. Esta empresa, sedeada em Londre, dedica-se à gestão e recuperação de dívidas e comprou em 2014 carteiras de crédito ao Banif de Portugal e Espanha.
Chegou o dia do chumbo anunciado do programa do Governo

Chegou o dia do chumbo anunciado do programa do Governo

Hoje deverá ser o último dia da curta vida do XX Governo Constitucional, que poderá entrar em modo de gestão se o seu programa for, como tudo indica, chumbado. A Assembleia da República deverá chumbar o referido programa, através da aprovação de uma moção de rejeição do PS, o que implica a demissão do executivo PSD/CDS-PP.
Rumores do dia

Rumores do dia

Reforma de pensões pode não avançar: A reforma do sistema de pensões pode ser só para "FMI ver" e não ser, assim, aplicada. A tese é defendida pelo economista Álvaro Santos Almeida, em entrevista à Renascença, no dia em que arranca a última avaliação do resgate da Troika.
Rumores

Rumores

Caso BCP parou por questões processuais: Faz em abril quatro anos que o Banco de Portugal condenou o BCP e nove ex-gestores, mas durante mais de dois anos o processo esteve parado.