
Programa Reabilitar para Arrendar – Habitação Acessível vai ser reformulado
O IHRU não conseguiu recuperar o atraso na execução do programa Reabilitar para Arrendar – Habitação Acessível, aprovado em maio de 2015. Perante as dificuldades, o programa vai ser “reformulado”.

Reabilitação urbana: a moda que veio para ficar
Ao rubro, em altas, a ferver. Mais expressões houvesse para caracterizar a rainha do imobiliário: a reabilitação urbana. Continua a agitar e a animar o setor da construção, atraindo investimento de várias frentes. O Governo não tem dúvidas: quer que a reabilitação passe a ser a regra, e não a exceção. Quer isto dizer que a reabilitação, que segue e soma (investimento), está e estará na ordem do dia: a moda veio mesmo para ficar.
Lista de espera para habitação social soma perto de 4 mil pedidos
O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) tem cerca de 13 mil casas disponíveis para habitação social, havendo atualmente uma lista de espera que soma quase quatro mil pedidos. Crianças, deficientes e idosos têm prioridade e as famílias a quem lhe toca uma habitação do Estado pagam rendas calculadas em função do seu rendimento líquido, em vez do bruto - como acontecia até há pouco.
Porto Vivo lança concurso para residência de estudantes e bolsa de rendas acessíveis na Sé
A Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) Porto Vivo está em vias de lançar um concurso para a construção e exploração de uma residência para 120 estudantes no morro da Sé, no centro histórico do Porto. Em paralelo, a entidade liderada por Álvaro Santos prepara-se para arrendar 30 frações habitacionais e dez comerciais, a preços acessíveis na mesma zona.
IHRU está a recuperar 82 edifícios destinados a rendas baixas
O programa "Reabilitar para Arrendar" já está em marcha e, atualmente, estão a ser recuperados 82 edifícios, num investimento total à volta dos 19 milhões de euros. A maioria (61) dos imóveis que vão depois ser colocados no mercado com rendas acessíveis é de particulares, dez outros são de empresas, nove de instituições particulares de solidariedade social e dois do fundo de investimento imobiliário Coimbra Viva.

Vila Real reabilita edifícios históricos para arrendar a preços acessíveis, com apoio do IHRU
A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António vai reabilitar um conjunto de edifícios no centro histórico e na frente ribeirinha que vão ser depois colocados no mercado de arrendamento, com preços acessíveis. Para viabilizar este projeto, a autarquia algarvia assinou esta quinta-feira um protocolo de adesão ao programa Reabilitar para Arrendar – Habitação Acessível, com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).

Há 120 mil casas sociais e as rendas custam 56 euros em média
O Instituto Nacional de Estatística (INE) fez as contas e concluiu que existiam em Portugal no ano passado 120 mil casas de habitação social inseridas em 26,2 mil edifícios. Ou seja, há 1.157 imóveis por cada 100 mil habitantes, o equivalente a 2% do parque habitacional total.

Programa Reabilitar para Arrendar – Habitação Acessível já “emprestou” 12,2 milhões de euros
O Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) já “emprestou” 12,2 milhões de euros, de uma linha de crédito de 50 milhões, para reabilitar edifícios destinados à habitação permanente sujeita a renda condicionada, estando a ser intervencionados 77 prédios.

Residências universitárias: investidores à procura de edifícios para reabilitar em Lisboa
Há um novo nicho de mercado a ganhar força no imobiliário em Portugal, e em particular em Lisboa, que são residências para estudantes. Devido ao aumento da procura, duração dos contratos e consequente segurança na rentabilidade, este segmento começa a abrir o apetite dos investidores estrangeiros, cujo objetivo é reabilitar edifícios em zonas centrais da capital para acolher os mais de 15 mil estudantes estrangeiros na cidade.

Porto: Santa Casa da Misericórdia quer reabilitar 52 edifícios
A Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP) quer reabilitar mais de 50 imóveis na cidade, num investimento previsto de cerca de dez milhões de euros. O mesmo tem o apoio do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), no âmbito do programa “Reabilitar para arrendar – Habitação Acessível”.

Reabilitação urbana: Uma aposta (e tendência) que veio para ficar – resumo 2015
A reabilitação urbana continuou a dar que falar em 2015. Um tema que começou a estar na ordem do dia anos antes e que voltou a ser notícia nos últimos 12 meses. E se em fevereiro a CPCI considerava que continuava a não existir no país um mercado de reabilitação urbana, em setembro, a AICCOPN dizia que “a reabilitação assume uma nova fase para o setor”.

Reabilitar para Arrendar: "Há financiamento garantido para todos os projetos viáveis que se queiram fazer" (vídeo)
Portugal tem milhares de edifícios em ruínas e abandonados, que têm agora a oportunidade de ter uma segunda vida, com o Reabilitar para Arrendar. O programa "está a superar as expetativas" e a dotação inicial de 50 milhões de euros está já em vias de ser consumida. Mas o "dinheiro não é uma preocupação, porque há financiamento garantido para o que for necessário", revela em entrevista ao idealista/news Vítor Reis, presidente do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

Reabilitar para Arrendar: Governo vai lançar nova linha de financiamento (primeiros 50 milhões esgotados num mês)
Em apenas quatro semanas, esgotaram-se os 50 milhões de euros com que estava dotado o programa Reabilitar para Arrendar.

Programa “Reabilitar para Arrendar – Habitação Acessível” já tem 144 candidaturas
Em quatro dias, o programa “Reabilitar para arrendar – Habitação Acessível” recebeu 144 candidaturas. Segundo Vitor Reis, presidente do IHRU, entidade a quem cabe a gestão do programa, das candidaturas já recebidas, cinco estão completas, ou seja reúnem toda a documentação exigida.

Proprietários criam Gabinete de Reabilitação Urbana, que arranca em setembro
A ALP e o IHRU assinaram um protocolo estratégico que visa facilitar, apoiar e promover o acesso dos proprietários privados ao processo de candidatura ao programa “Reabilitar para Arrendar – Habitação Acessível”. A ALP anunciou ainda a criação de um Gabinete de Reabilitação Urbana.

Porto: Santa Casa reabilita 52 imóveis com apoio do programa “Reabilitar para Arrendar”
O provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, António Tavares, quer candidatar ao programa “Reabilitar para Arrendar – Habitação Acessível”, promovido pelo Governo, a reabilitação de 52 edifícios, num montante de 10 milhões.

Programa “Reabilitar para Arrendar – Habitação Acessível” arranca hoje com 25 milhões de euros
É hoje lançado o programa “Reabilitar para Arrendar – Habitação Acessível”, conforme já tinha anunciado o ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva. De um total de 50 milhões de euros, metade estará disponível desde já, sendo que o programa está disponível para privados.




Queres meter a “casa da avó” a render 8.000 euros em quatro meses? O home staging dá-te uma ajuda
Ensinar a aproveitar e valorizar ao máximo o potencial de cada espaço e tornar as casas mais atrativas é o objetivo da rubrica quinzenal do idealista/news, assegurada pela Home Staging Factory.

Programa “Reabilitar para Arrendar” com candidaturas abertas até final do mês
Está aberta a 3ª fase de candidaturas ao programa “Reabilitar para Arrendar", que decorrerá até dia 30 de janeiro. O programa tem uma dotação inicial de 50 milhões de euros, proveniente de um empréstimo concedido pelo Banco Europeu de Investimento, e podem candidatar-se ao mesmo municípios, empresas municipais e sociedades de reabilitação urbana.

Governo aposta no arrendamento e na reabilitação
Arrendamento e reabilitação urbana são assuntos que estão na ordem no dia em Portugal. O próprio Governo já assumiu, através de Jorge Moreira da Silva, ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e da Energia, que a reabilitação é uma prioridade.

Programa para reabilitação continua parado
Os empresários da construção civil denunciam que, seis meses depois, o programa "Reabilitar para Arrendar", lançado pelo Governo para promover a reabilitação de prédios em 26 municípios, ainda não arrancou.O objetivo da iniciativa do IHRU - Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana era promover a

estado financia privados que reabilitem edifícios degradados para os arrendarem
o instituto da habitação e da reabilitação urbana (ihru) está a preparar um novo programa que visa financiar a reabilitação urbana de edifícios degradados cujos proprietários se comprometam, depois, a colocá-los no mercado de arrendamento.

programa reabilitar para arrendar recebeu candidaturas de 28 câmaras
o programa reabilitar para arrendar, do instituto de reabilitação e habitação urbana (ihru), recebeu candidaturas de 26 câmaras, que vão fazer 78 iniciativas de reabilitação, entre casas, equipamentos e espaços públicos.

candidaturas abertas para o programa “reabilitar para arrendar”
o governo, através do instituto da habitação e da reabilitação urbana (ihru), lançou sexta-feira (dia 5) o novo programa “reabilitar para arrendar”, que pretende financiar municípios, empresas municipais e sociedades de reabilitação urbana (sru) interessados em reabilitar prédios antigos para depois

governo vai reduzir custos de licenças nas obras de reabilitação urbana
"reabilitar para arrendar" é um dos principais objectivos do novo pacote para a construção, apresentado pelo governo sexta-feira.