
Porto vai votar Carta Municipal de Habitação após consulta pública
A Carta Municipal de Habitação do Porto vai a votos no seio do executivo autárquico quase sem alterações à sua proposta inicial.

Sorteio de casas anulado em Lisboa: famílias sem registo de prejuízos
A Câmara de Lisboa disse esta quarta-feira (dia 9 de julho) que já contactou todos os 133 agregados familiares afetados pela anulação do sorteio de habitações municipais, tendo recebido, até ao momento, resposta de 19, em que "nenhum" apresentou documentação comprovativa de prejuízos.Em resposta à a

Benfica vai atribuir 106 casas de renda acessível até ao início de 2026
A resposta à atual falta de habitação está a ser dada não só pelos privados, mas também pelas câmaras municipais e até juntas de freguesia. Em Lisboa, só a freguesia de Benfica prevê um investimento em habitação de 69 milhões de euros para atribuir 272 casas.

Build to rent no Porto vai colocar 124 casas com renda acessível
O setor público e o setor privado vão unir-se em prol da habitação acessível. A iniciativa parte do município do Porto que, junto com o Grupo Ageas, vai avançar com um projeto build to rent, colocando no mercado 124 casas de renda acessível.

Obras de arrendamento acessível: AM de Lisboa quer "quota de 25%"
A Assembleia Municipal de Lisboa decidiu, esta terça-feira (3 de junho de 2025), recomendar à câmara que as operações urbanísticas de impacto relevante garantam “uma quota de 25%” da totalidade de frações para arrendamento acessível de gestão municipal.

Arrendar uma segunda casa: guia sobre o contrato de arrendamento
Ter uma habitação para arrendar continua a ser uma mais-valia.

Fundos imobiliários querem apostar em casas de renda acessível
A Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP) já havia iniciado conversações com o antigo Executivo da AD sobre a simplificação da entrada de fundos de investimento imobiliário no mercado de arrendamento acessível.

Arrendamento acessível: Lisboa aprova nova edição de apoio municipal
A Câmara de Lisboa aprovou esta quarta-feira a 8.ª edição do Subsídio Municipal ao Arrendamento Acessível (SMAA) para continuar a apoiar financeiramente inquilinos no mercado privado que despendem mais de 30% do seu rendimento com o pagamento da renda.“Toda a gente que precisa de ajuda a pagar a ren

Alterações à lei dos solos “podem ter reduzido margem de ação”
A habitação a custos controlados e o arrendamento acessível substituíram o conceito de “habitação a preços moderados”. E os técnicos municipais deixaram de estar sozinhos na reclassificação dos solos rústicos em urbanos para a construção de casas.

Lei dos solos: arrendamento acessível deixa de fazer parte das regras
O Governo alterou o decreto-lei inicial sobre a lei dos solos, que permite construir casas em terrenos rústicos. Uma das mudanças detetadas é a ausência do arrendamento acessível como uma das modalidades obrigatórias para construir habitação.

Arrendamento acessível: há 225 casas a nascer perto do Porto
Amarante vai iniciar a construção ou reabilitação de 225 habitações, 149 das quais novas, num investimento de 16 milhões de euros, apoiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), anunciou esta quarta-feira (dia 8 de janeiro) o vice-presidente da câmara.Em declarações à agência Lusa, Jorge Ri

Renda acessível: Lisboa abre novo concurso para sortear 173 casas
A Câmara Municipal de Lisboa continua empenhada a dar uma resposta habitacional às famílias. E, neste sentido, abriu mais um concurso do Programa Renda Acessível, através do qual vão ser atribuídas 173 habitações. As candidaturas já estão abertas e decorrem até 14 de janeiro.

Casa mais antiga do Porto está a ser reabilitada para ser arrendada
Aquela que é considerada a casa mais antiga do Porto, localizada na zona da Sé, está a ser reabilitada pela Porto Vivo, SRU e será colocada no mercado municipal de arrendamento acessível, revela a Câmara Municipal do Porto (CMP). O valor de investimento é superior a 360.000 euros e o imóvel deverá estar disponível a partir de dezembro de 2025, refere a autarquia.

Rendas acessíveis em Lisboa: 146 casas a concurso até dia 7 de outubro
Estão abertas as candidaturas, até dia 7 de outubro de 2024, a um novo concurso do Programa Renda Acessível (PRA), para a atribuição de 146 habitações. É “a maior bolsa de atribuição desde a abertura do programa”, revela a Câmara Municipal de Lisboa (CML) em comunicado.

Cooperativas de habitação: novas medidas do Governo trazem novidades
As cooperativas de habitação ajudaram a criar casas dignas (e a preços mais baixos) para milhares de famílias durante o século passado. Mas este modelo conjunto de construção de casas acabou por cair em desuso no virar do milénio. Hoje, com a crise no acesso à habitação que assola o país, as cooperativas de habitação voltaram à ribalta, tendo sido reconhecidas pelo Governo da AD como entidades promotoras de habitação a preços acessíveis, seja para comprar ou para arrendar. Descobre como as cooperativas de habitação vão ganhar nova vida com as novas medidas do Construir Portugal, com fundamento jurídico.

Lisboa quer lançar concurso para cooperativas de habitação em setembro
A Câmara de Lisboa pretende lançar ainda em setembro o primeiro concurso de um programa de construção de habitações por cooperativas, depois de o plano ter sido aprovado pela Assembleia Municipal, revelou esta terça-feira (dia 10 de setembro) a vereadora Filipa Roseta.

Habitação em Lisboa: Benfica quer dar 272 casas a preços acessíveis
A freguesia de Benfica, em Lisboa, já iniciou a entrega das primeiras casas a preços acessíveis na semana passada. E revela que o seu objetivo passa por dar 272 casas até 2026, fixando neste bairro lisboeta cerca de 950 novos moradores. Até 22 de agosto, está aberto um novo concurso para atribuir mais 14 habitações com arrendamento a baixo custo.

Investidores em fundos de renda acessível já têm descontos no IRS
Os investidores que apostem em fundos imobiliários de apoio ao arrendamento acessível já podem beneficiar de descontos sobre os rendimentos em sede de IRS. Isto porque o Governo publicou na semana passada em Diário da República a lei que vai dar isenções fiscais para quem invista em fundos com renda acessível. Explicamos em que consiste este novo incentivo já em vigor.

Renda acessível com incentivos fiscais? Investidores estão cautelosos
Uma das medidas que o Governo de Montenegro desenhou para combater a crise de habitação em Portugal passa pela criação de um desconto fiscal em sede de IRS e IRC para os investidores que apostem em arrendamento acessível. Este novo regime fiscal para fundos imobiliários promete mexer com o mercado de arrendamento, mas os especialistas mantém-se cautelosos quando ao seu impacto real no aumento da oferta de casas para arrendar a preços acessíveis.

Renda acessível: autarquia do Porto vai sortear 27 casas
Já estão abertas as candidaturas para o sorteio de 27 habitações com rendas acessíveis situadas no Porto. Trata-se de um novo concurso para subarrendamento a rendas acessíveis, que foi lançado pela autarquia da Invicta no passado dia 31 de maio. Candidaturas podem ser apresentadas até à próxima quinta-feira, dia 13 de junho.

Arrendamento acessível vai dar descontos fiscais a investidores
Os investidores imobiliários que apostem em arrendamento acessível vão poder ter um desconto fiscal nos seus rendimentos em sede de IRS e IRC. Esta é uma proposta de lei do Governo de Montenegro, já enviada ao Parlamento, que tem como objetivo criar mais habitação a preços mais acessíveis às famílias.

Rendas acessíveis no Porto: vão chegar ao mercado mais 11 casas
Foram colocadas no programa municipal Porto com Sentido 11 casas – sete T0 e quatro T1 –, que estão inseridas num prédio da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN). Trata-se de uma aposta que “representa um importante incremento na oferta de arrendamento acessível existente na cidade do Porto”, referem em comunicado a autarquia e a AICCOPN.

Mondim de Basto recupera hotel inacabado para rendas acessíveis
O município de Mondim de Basto lançou o concurso público para a reabilitação de um edifício inacabado para a construção de 18 fogos destinados a habitação com arrendamento acessível, pelo preço base de 2,3 milhões de euros.

Parque habitacional do Porto tem 13 mil casas e vai crescer 12,5%
A autarquia do Porto tem várias novidades no âmbito da habitação. O parque habitacional do Porto dispõe atualmente de 13.062 fogos e deverá crescer 12,5%, depois de concluídos os oito projetos em curso. Ou seja, vão nascer 1.610 novas habitações na Invita. E dois destes projetos habitacionais vão ser desenvolvidos em parceria com os privados. A ideia passa não só por aumentar o número de casas de renda apoiada, mas também colocar mais casas no mercado a preços acessíveis. E, neste âmbito, a Câmara do Porto vai ainda lançar na próxima semana mais uma edição do programa de apoio à renda Porto Solidário.

Câmara do Porto vai construir 32 casas para renda acessível no Bonfim
A Câmara Municipal do Porto vai construir 32 habitações para arrendamento acessível na Travessa das Eirinhas, na freguesia do Bonfim, fruto de um investimento de 5,3 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foi sexta-feira anunciado.