Madrid vai construir o primeiro ‘coliving’ municipal para jovens
A Câmara de Madrid vai iniciar este ano a construção do primeiro ‘coliving’ municipal de Espanha, um projeto pensado para ajudar os jovens a emanciparem-se através de uma nova fórmula de alojamento acessível. O edifício terá 49 estúdios individuais e várias zonas comuns, e ficará situado na rua Ofelia Nieto, no distrito de Moncloa-Aravaca. Segundo explicou Álvaro González, delegado da Área de Habitação, a primeira pedra será colocada antes do verão e o projeto terá um investimento de 6,5 milhões de euros.
Demografia “reconfigura” habitação: coliving e casas sénior a crescer
O mundo imobiliário continua bem atento a todos aspetos económicos, sociais e financeiros que lhe podem tocar. E o envelhecimento da população e a pressão sobre a acessibilidade na habitação são dois temas em destaque que têm movimentado investimentos.
Coliving, SOS a três urgências: habitação, qualidade de vida e saúde social
Há uns anos, o coliving era muitas vezes apresentado como uma moda importada. Em 2025, a realidade foi outra (e em 2026 também será): a crise da habitação agravou-se, a mobilidade profissional tornou-se estrutural, o trabalho híbrido normalizou-se e a solidão passou a ser reconhecida como um problema social e de saúde pública. Neste novo contexto, o coliving deixou de ser apenas um formato alternativo de morar para passar a integrar um debate muito mais amplo sobre como vivemos, com quem vivemos e que papel a casa tem na nossa qualidade de vida.
Flexliving: Bechester lança solução de renting de 10 milhões com a Actyus
A Bechester está a reforçar a aposta no flexliving europeu, através da ativação de uma solução de renting de 10 milhões de euros em parceria com a Actyus, numa operação que permite impulsionar o crescimento de modelos de coliving, estadias médias, alojamentos corporativos e PBSA (residências para estudantes), beneficiando o investidor e o operador, facilitando o equipamento completo de ativos sem terem de fazer um investimento inicial.
Mário Ferreira cria coliving, creche e lar de idosos em Famalicão
O Famalicão Central Park está a renascer como um verdadeiro complexo multiusos, acolhendo não só escritórios e espaços comerciais, mas também um coliving com 80 apartamentos, um infantário e ainda uma residência para idosos.
Espanhola Gavari quer expandir investimento em habitação em Portugal
Foi há apenas cinco meses que a espanhola Gavari deu o salto internacional iniciando atividade em Portugal. E não vai ficar por aqui.
Antigo Convento das Grilas vai ser transformado em coliving no Beato
O antigo Convento das Grilas, em Lisboa, tem mais de 350 anos de história e vai iniciar um novo capítulo. É aqui que vai nascer o futuro coliving, que vai trazer mais de 80 alojamentos partilhados à Fábrica de Unicórnios, no Beato.
Casas partilhadas para combater a solidão: o caso da Cohabs
Washington D.C. foi recentemente apontada como a cidade mais solitária dos EUA, com quase metade das habitações ocupadas por apenas uma pessoa. A empresa belga Cohabs vê nesta realidade uma oportunidade para combater a solidão, através de um novo negócio.
Assim é o The Start, o maior coliving para empreendedores da Europa
Num mundo pós-pandemia, a procura por espaços que fomentem a criatividade e a colaboração entre empreendedores tornou-se mais relevante que nunca. Jorge Branger, criador do The Start, o maior coliving para empreendedores da Europa, partilha com o idealista/news a sua visão e os detalhes deste projeto inovador, que faz parte do ColivINN, a empresa de coliving de Alejandro Fernández Luengo, um dos fundadores da cadeia de cabeleireiros Marco Aldany.
‘Flex Living’: uma nova tendência de habitação e investimento?
A procura por soluções de habitação e alojamento flexíveis está a crescer, assumindo-se como tendência emergente no mercado imobiliário europeu. O ‘Flex Living’, como é designado, está em rota de crescimento e deverá destacar-se em Portugal até 2026.
Joivy tem novo responsável na Ibéria – e coliving é aposta em Portugal
A Joivy anunciou no final do ano passado o arranque da operação em Portugal, reunindo sob uma única identidade a experiência e especialização da DoveVivo, da ALTIDO e da Chez Nestor. Recentemente, em entrevista ao idealista/news, Giulio Limongelli, Managing Director da empresa, revelou que esta geria “um portfólio de 370 imóveis entre Lisboa e o Porto”. Desde o início do ano a Joivy tem, no entanto, um novo Diretor Geral para a zona Ibéria, Davide Ravalli. Para Portugal, assegura o responsável, existe a ambição de conseguir gerir um edifício inteiramente dedicado ao coliving.
Cohousing em Boston quer "romper" com as casas típicas americanas
Casas típicas americanas são caracterizadas por uma grande casa com um alpendre com vista para o jardim localizado na frente, onde a entrada para a garagem também está localizada. Todos nós já vimos isso em inúmeros filmes e séries.
“Há espaço para pensamentos e atitudes positivas no setor imobiliário”
A Joivy anunciou recentemente o arranque da operação em Portugal, assumindo ser “a primeira plataforma residencial polivalente na Europa que combina soluções residenciais de longo e curto prazo com uma ampla gama de serviços para proprietários e investidores”. Em entrevista ao idealista/news, Giulio Limongelli, Managing Director da Joivy, fala sobre os objetivos da empresa, que nasce da união da DoveVivo, ALTIDO e Chez Nestor, e revela que gere atualmente no país “um portfólio de 370 imóveis entre Lisboa e o Porto”.
Arranca em Portugal a "1ª plataforma residencial polivalente na Europa”
Chama-e Joivy e é definida como sendo “a primeira plataforma residencial polivalente na Europa que combina soluções residenciais de longo e curto prazo com uma ampla gama de serviços para proprietários e investidores”. Serviços esses que abrangem a gestão integral de ativos, serviços de design e construção e apoio a investimentos imobiliários, por exemplo.
Do 'house flipping' ao 'cohousing': guia dos novos termos imobiliários
O mercado imobiliário está num momento de transição. No entanto, a atual situação de incerteza, com juros altos para conter a inflação, abre as portas para novas tendências, que nem sempre são conhecidas entre os compradores.
Norte de Portugal: "O lugar mais feliz do mundo para viver e trabalhar”
Com o grande avanço tecnológico, o grande desafio de Portugal passa, hoje, por atrair talento, para conquistar mais empresas do mundo a instalarem-se no país. Neste contexto, a Lionesa está um passo à frente. Há 20 anos que promove a felicidade e produtividade nos seus escritórios. E com a criação do Lionesa Group, em setembro, pretende construir um “Norte para a Felicidade”, criando laços entre o talento e a cultura. Até 2025, o grupo quer provar que "o Norte de Portugal é o lugar mais feliz do mundo para se viver”, diz Pedro Pinto, presidente do Grupo Lionesa, em entrevista ao idealista/news.
Mudar de vida? Trentino oferece casa grátis durante 4 anos
Trentino, em Itália, oferece uma oportunidade incrível para casais e famílias jovens: a possibilidade de se mudarem para lugares ricos em história e vistas impressionantes, aproveitando casas totalmente gratuitas.
Smart Studios Porto: construção modular é solução para cumprir prazos
O setor da construção está, hoje, em dificuldade dado o aumento dos custos dos materiais e a falta de mão de obra generalizada. Estes constrangimentos foram sentidos na construção do Smart Studios Asprela, um projeto de coliving que está a nascer no Porto.
Negócio residencial do ano: Round Hill Capital compra Smart Studios
Está consumado aquele que é o maior investimento residencial em Portugal este ano. Falamos da compra da portuguesa Smart Studios por parte da Round Hill Capital, um dos principais investidores, promotores e gestores imobiliários especializados a nível global. Em causa está, conforme já escrevemos, um negócio/investimento de aproximadamente 200 milhões de euros que contempla “nove residências nos setores de residências de estudantes (PBSA) e coliving, com um área total de 53.000 metros quadrados (m2)”, refere a Round Hill Capital em comunicado.
Projeto de coliving Ourique vai nascer em Lisboa – são 22 apartamentos
Vai nascer em Campo de Ourique, um dos bairros mais conhecidos e prestigiados de Lisboa, um projeto de coliving com 22 apartamentos com áreas entre 39 e 95 metros quadrados (m2). O Ourique, como se chama, estará concluído no final de 2023 e sai do papel após um investimento de oito milhões de euros da promotora imobiliária portuguesa Gavinho Properties.
Lionesa investe 100 milhões para crescer em escritórios e coliving
O centro empresarial Lionesa Business Hub (LBH), em Leça do Balio, Matosinhos, vai crescer em breve. Já foi desenhado o projeto de expansão que vai criar novos edifícios de escritórios, unidades de coliving e ainda novas áreas ao ar livre.
Gigante europeu de coliving DoveVivo compra Altido: Portugal na mira
A DoveVivo, gigante europeia de coliving, acaba de anunciar a compra da Altido, especialista em processos de alojamento local no setor da hotelaria.