
Mediação imobiliária, um setor que deu provas de estar imune à Covid-19
Com a pandemia em pleno pico em Portugal, e o país em confinamento obrigatório, o ano de 2021 começou muito complicado para a economia em geral, e a mediação imobiliária em particular.

A tempestade perfeita que fez disparar os preços das casas na pandemia
Comprar casa em Portugal é cada vez mais caro. Mas os altos preços praticados não têm afastado as famílias e os investidores dos negócios. A procura continua elevada para uma oferta habitacional estruturalmente escassa. E isto tem consequências para o mercado.

A febre das casas pré-fabricadas: uma tendência que veio para ficar
As casas pré-fabricadas começaram por ser uma imagem de marca dos países nórdicos da Europa ou da América do Norte, mas rapidamente viraram tendência um pouco por todo o mundo, por diversos fatores, entre os quais se destacam a rapidez, versatilidade e eficiência.

Ter a casa ideal marcou o ano: desde obras, limpezas a decorações valeu tudo
Com pandemia, a casa passou a ser, literalmente, o centro de tudo. E por isso não é de estranhar o ‘boom’ sentido no segmento da remodelação e decoração de interiores e exteriores.

Bancos voltam a impulsionar a compra de casa em 2021
Não é de agora que os bancos estão a mostrar disponibilidade para emprestar dinheiro para a compra de casa. A concessão de novo crédito habitação, na verdade, tem vindo a aumentar de forma constante com o passar do tempo. Abrandou um pouco em 2020, com a chegada da pandemia, mas em 2021 voltou a “ganhar asas”. Também em alta está a avaliação bancária de casas por parte dos bancos, precisamente para efeitos de concessão de crédito habitação. Será que a tendência se vai manter em 2022? E os juros vão subir?

Arrendar casa: a dinâmica de um mercado com falta de oferta
O arrendamento habitacional continua dinâmico mesmo em tempos de pandemia. Há cada vez mais famílias a arrendar casa em Portugal. O preço das casas para arrendar dá sinais de crescimento. Os apoios ao arrendamento seguem a bom ritmo, embora não cheguem a todas as famílias.

Eficiência energética das casas está no topo das prioridades
O frio continua a entrar pelas casas dos portugueses. A falta de casas eficientes em Portugal é gritante. E melhorar o desempenho energético dos edifícios está, hoje, no topo das prioridades cá dentro e lá fora.

Escritórios, logística, residências de estudantes… Portugal atrai investimento
Não é só do segmento residencial que vive o setor imobiliário. E se o negócio da compra e venda de casas voltou a dar que falar em 2021, tal como o do arrendamento, o imobiliário comercial também esteve em alta.

Chuva de empreendimentos em 2021, mas ainda há falta de casas novas
A construção foi um dos setores que melhor deu resposta à pandemia. De mãos dadas com a promoção imobiliária, mostrou-se resiliente, e a “chuva” de projetos nascidos ou a sair do papel nos últimos meses são prova disso mesmo.

Que casas procura quem quer viver e investir em Portugal?
Se a pandemia fosse uma obra de teatro, a casa seria com certeza uma das protagonistas em cena. Saltou para a ribalta e tornou-se, por força das circunstâncias, o epicentro das nossas vidas.




Viver numa casa pré-fabricada de luxo a partir de 220.000 euros
Em alguns lugares, o preço das casas construídas com métodos convencionais atingiu valores que não são acessíveis para todos.

Como fazer e usar plantas artificiais para decorar a casa
Sabias que as melhores plantas artificiais podem ser feitas por ti? Para quem passa muito tempo no lar, fazer plantas artificiais é uma maneira de dar asas à criatividade e obter ecléticas obras de arte. Conseguirás decorar a sala de estar, o quarto, a cozinha ou mesmo a casa de banho de uma maneira divertida sem gastar muito dinheiro.

Olá 2022: estes são os países que mais importam champanhe
O novo ano está mesmo a chegar. E nada melhor que celebrar a entrada em 2022 a brindar na companhia de amigos e/ou familiares, se possível com saúde. Manda a tradição que a passagem de ano seja celebrada com passas e champanhe. Por falar em champanhe, sabes que países o importam mais? A lista é liderada pelo Reino Unido, que em 2020 importou 21,3 milhões de garrafas.

Um olhar sobre 2021: imobiliário continua dinâmico e resiliente à pandemia
Pandemia e Covid-19 são palavras que voltaram a marcar o ano de 2021. Foi assim em 2020 e a tendência manteve-se nos últimos 12 meses, tendo o setor imobiliário continuado a dar, no entanto, uma boa resposta à crise sanitária que teima em não dar tréguas. Também resiliência entrou no vocabulário sem pedir licença, sendo um termo que define bem o que se passou na atividade da construção e do imobiliário. A compra e venda de casas manteve-se intensa, os bancos continuam a mostrar (muita) disponibilidade para conceder crédito habitação e a eficiência energética das casas entrou definitivamente no topo das prioridades. Foram muitos os temas que deram que falar ao longo do ano e que passamos agora em revista, de forma a tirar lições e/ou ilações que podem ajudar a resistir e até a triunfar em 2022.




Esta casa de sonho com piscina é 100% autossuficiente
Todas as quintas-feiras abrimos as portas de uma casa de sonho. E desta vez trazemos um exemplar ecológico e alinhado com as novas tendências em termos de sustentabilidade.

Comprar casa: garantia de bens imóveis sobe para 10 anos dia 1 de janeiro
A partir deste sábado, dia 1 de janeiro de 2022, os consumidores vão estar mais protegidos com as novas regras do alargamento de garantias na compra de bens imóveis de 5 para 10 anos. Esta mudança está prevista para os casos em que são detetadas falhas de conformidade nos elementos estruturais do imóvel.

IMI 2022: estes são os concelhos onde a taxa vai descer ou manter-se
Um novo ano está à espreita e importa saber como é que o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) vai mexer com a carteira dos portugueses. Já se sabe que a maioria dos municípios decidiu manter a taxa de IMI em 2022. E há ainda muitas autarquias que vão mesmo descer este imposto. Descobre quais.

O que faz dos Açores um destino imobiliário apetecível?
Os Açores estão na moda: para visitar, para viver, mas também para investir. São, de resto, o primeiro arquipélago do mundo com certificado de destino turístico sustentável, e continuam a atrair atenções, pela beleza natural, mas também pela localização estratégica. O mercado imobiliário está em franca expansão e tem potencial para crescer ainda mais, segundo Frederico Abecassis, CEO da Coldwell Banker Portugal. Mas, afinal, por que é que esta região é uma das mais apetecíveis do momento?

Lavar mantas e cobertores: como e com que frequência devem ser limpos?
Bebidas quentes, velas e lareiras acesas. Tudo rotinas que fazem parte dos meses de inverno. Além disso, e com as temperaturas mais baixas típicas desta época, a maioria das pessoas usa mantas ou cobertores para se aquecer e estar confortavelmente no sofá (ou na cama). Se for o teu caso, talvez seja hora de repensar a forma como limpas este acessório.

Renda acessível no Porto: há oito casas a concurso até 9 de janeiro
Há oito novas casas de renda acessível no mercado do Porto. A Porto Vivo, Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) lançou aquele que é o 11º concurso para arrendamento e subarrendamento a rendas acessíveis. E está a receber candidaturas até ao próximo dia 9 de janeiro de 2022. A atribuição das habitações será realizada por sorteio.

Parques com neve artificial em Portugal: diversão garantida todo o ano
Em Portugal é possível ver neve e não é só no inverno. Há cada vez mais atrações criadas com base em neve artificial que permitem ter contacto com a neve todo o ano. E é possível ter esta experiência de várias formas: seja pelos flocos de neve que caem sobre as ruas depois de lançados por canhões, ou de pistas de esqui de neve artificial. Fica a conhecer as melhores atrações de neve artificial em território nacional.

Arrendar casa em Oeiras: prédio centenário foi remodelado a pensar nos jovens
Dinamizar o mercado de arrendamento, nomeadamente praticando valores acessíveis que possam ser pagos pelos jovens, é um dos objetivos das autarquias no que diz respeito à habitação. Em Oeiras (Lisboa), há um edifício com 32 casas que foi reabilitado e que vai ser arrendado a custos controlados através do Programa de Habitação Jovem da autarquia. Chama-se Villa Longa e encontra-se perto da estação de comboios e do bairro J. Pimenta, tendo sido construído há 100 anos. Uma curiosidade: as obras de reabilitação estiveram a cargo do arquiteto Nuno Couto, que ali residiu.

Nova ponte sobre o Douro: há sete candidatos a concurso
Já são conhecidos os sete candidatos admitidos ao concurso da empreitada de conceção e construção da nova ponte sobre o Douro, já batizada de Ponte D. António Francisco dos Santos. Trata-se de uma obra que vai criar uma nova ligação entre o Porto (Avenida Paiva Couceiro) e Vila Nova de Gaia (zona de Quebrantões).

4 dicas para poupar nas despesas da casa
O temido aumento do custo das contas de energia já é uma realidade. É importante lembrar, apesar disso, que existem alguns cuidados e bons hábitos que podem ser adotados para evitar desperdícios e economizar dinheiro. Os especialistas do portal habitissimo sugerem, portanto, quatro passos essenciais para reduzir o consumo de forma a poupar nas faturas e, ao mesmo tempo, adotar comportamentos mais sustentáveis em relação ao meio ambiente.

Preços da energia estão a subir em flecha na Europa – porquê?
Um dos temas que tem marcado o ano de 2021 é mesmo a crise energética que está instalada na Europa. Os preços da luz e do gás estão a escalar pelos vários países do espaço europeu, numa altura em que o inverno convida a gastar mais energia para aquecer a casa. Mas, afinal, o que está por detrás desta crise? E quais são os países mais afetados?

Governo dá benefícios fiscais a 26 projetos com valor total de 937 milhões
O Governo aprovou as minutas referentes a 26 contratos fiscais de investimento, a celebrar entre o Estado português e várias sociedades comerciais, para o desenvolvimento de projetos com particular interesse para a economia nacional.

Venda de casas poderá atingir 30.000 milhões em 2021 - um novo máximo
O imobiliário continua a mostrar-se resiliente aos choques da pandemia da Covid-19. E os resultados previstos mostram isso mesmo: o setor imobiliário deverá fechar o ano com 33 mil milhões de euros transacionados, um valor 10% superior ao registado em 2020. E a rainha neste mercado é mesmo a habitação. A compra de casa deverá ter movimentado um total de 30.000 milhões de euros, mais 15% que no ano passado, estabelecendo novos máximos de mercado.

Santander vai vender sede do ex-Popular em Lisboa à espanhola Incus
A sede do extinto Banco Popular Portugal, em Lisboa, vai mudar de dono em breve. Colocado no mercado no final do ano de 2021, o edifício atraiu vários investidores. Mas a proposta vencedora foi mesmo a da espanhola Incus Capital Advisors, que colocou em cima da mesa mais de 50 milhões de euros. Trata-se de um edifício que está nas mãos do Santander desde dezembro de 2017, data que marca a conclusão da aquisição do Banco Popular por um euro.

Obras nas escolas: Governo aprova despesa de 297 milhões
Novas obras nas escolas portuguesas vão arrancar já a partir de 2022. Isto porque o Conselho de Ministros aprovou uma despesa de cerca de 297 milhões de euros para realizar obras na escolas no triénio 2022-2024. Os trabalhos vão ser levados a cabo pela empresa Parque Escolar.