O que é preciso ter em conta antes de pedir um crédito

Pedir um empréstimo ao banco: tudo o que é preciso saber

Pedir dinheiro emprestado ao banco é a solução encontrada por muitas pessoas para conseguirem comprar, por exemplo, uma casa ou um carro. Mas há informações a ter em conta antes de dar esse passo, ou seja, antes de pedir, por exemplo, um crédito habitação ou ao consumo. Até para se evitarem riscos de incumprimento no futuro, sobretudo numa altura em que o "fantasma" das taxas Euribor positivas voltam a pairar. No artigo desta semana da Deco Alerta explicamos tudo sobre este tema.
Empréstimo para compra de terreno mais construção da casa: como funciona?

Empréstimo para compra de terreno mais construção da casa: como funciona?

Com a decisão de comprar ou trocar de casa, também surge a ideia de adquirir um terreno para lá se construir a casa que se idealiza. Um processo que pode ser complexo, conforme escrevemos neste artigo, até porque acarreta vários custos. Importa, por isso, saber como funciona o processo de financiamento bancário nestas situações, ou seja, quais são as condições do crédito à habitação para este tipo de operações.
Moratórias: Deco fala em balão de oxigénio

Moratórias: Deco fala em balão de oxigénio

O Governo aprovou alterações às moratórias, que permitem suspender o pagamento das prestações da casa e do crédito para fins de educação e formação até final de março de 2021. Trata-se de um balão de oxigénio, refere a Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, lamentando, no entanto, o facto das moratórias públicas não contemplarem totalmente o crédito ao consumo.
Crédito para a compra de casa volta a acelerar

Crédito para a compra de casa volta a acelerar

A concessão de crédito à habitação continua a acelerar. Em novembro do ano passado os bancos concederam 822 milhões de euros em empréstimos para a compra de casa, segundo os dados mais recentes do Banco de Portugal. Trata-se de uma subida de cinco milhões face a outubro e de mais de 30 milhões em relação a setembro.
Crédito ao consumo perto de máximos históricos: portugueses pedem sobretudo empréstimos pessoais

Crédito ao consumo perto de máximos históricos: portugueses pedem sobretudo empréstimos pessoais

Os portugueses, além de terem voltado em força a pedir empréstimos para a compra de casa, estão a contrair cada vez mais créditos ao consumo. Em março - com a ajuda da Páscoa - estes financiamentos chegaram ao segundo valor mensal mais elevado de sempre. A manter-se o ritmo do primeiro trimestre, 2018 perspetiva-se como o ano recorde na concessão de crédito ao consumo, apesar dos alertas das autoridades para os riscos que tal fenómeno pode ter para os bancos e para as famílias. 
Crédito à habitação: 2016 com Euribor em baixo e empréstimos em alta

Crédito à habitação: 2016 com Euribor em baixo e empréstimos em alta

Os portugueses parecem ter cravado no ADN a vontade de serem proprietários da casa onde vivem e, em 2016, a banca voltou a facilitar-lhes a vida, estando mais disponível para dar mais crédito à habitação e em condições favoráveis. Mas o cenário de Euribor negativas - favorável para as famílias com empréstimo, mas desvantajoso para o setor financeiro - veio mudar o negócio das hipotecas. Em vez das tradicionais taxas variáveis, os bancos agora querem fazer contratos com taxas fixas.