
Queixas por problemas nos condomínios disparam num ano (e não só)
Em 2023, Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC) recebeu um número recorde de queixas dos moradores – foram mais de 4 mil, o dobro do ano anterior. Os principais problemas estão relacionados com os condomínios, seguidos pela mediação imobiliária e construção. Muitas destas queixas acabam por ficar na gaveta, mas outras dão lugar a coimas.

Fisco e IMPIC apertam cerco aos mediadores imobiliários “clandestinos”
O Fisco vai passar a comunicar ao Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC) as transações imobiliárias que são feitas em Portugal. Trata-se de uma medida que visa reduzir a quantidade de informação que os mediadores estão obrigados a preencher trimestralmente e detetar casos de mediadores “clandestinos” que estejam a operar sem licença. Segundo o IMPIC, nos últimos 11 anos, o número de imobiliárias disparou, tendo as licenças válidas passado de 2.908 em 2013 para 9.762 em 2023.

Mediação imobiliária ao rubro: número de empresas triplica em 10 anos
Nos últimos anos até 2022, a venda de casas esteve em alta, tendo sido impulsionada, sobretudo, pelos baixos custos dos créditos habitação. E este cenário levou a que o número de empresas dedicadas à mediação imobiliária aumentasse a pique em Portugal. Só nos últimos dez anos, o número de imobiliárias mais do que triplicou para mais de nove mil, revelam os dados do Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC). Mas entre estas empresas haverá imobiliárias “fantasma”, já que a lei não obriga a registar um mínimo de negócios por ano.

IMPIC identifica escassez de recursos humanos como "ponto fraco"
O Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção (IMPIC) tem 118 trabalhadores, longe dos 180 previstos, e a situação - que classifica como "ponto fraco" - deverá agravar-se com as três saídas para a reforma previstas para 2024.

Mediação imobiliária: obrigatório comunicar transações até 31 de março
As entidades que exerçam atividades de mediação imobiliária e as construtoras que procedam à venda direta de imóveis devem comunicar ao IMPIC (Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção) até sexta-feira (31 de março de 2023) as transações imobiliárias que realizaram no quarto trimestre de 2022. Em causa estão também contratos de arrendamento.

Construção terá novo enquadramento legal: lei dos alvarás será revista
Um dos desafios a que se propôs Fernando Batista em maio de 2021, quando tomou posse como presidente do Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC), foi alterar o enquadramento legal da mediação imobiliária. Algo que está a ser ultimado, conforme revelou recentemente. Sabe-se agora que também o setor da construção civil e obras públicas vai ter um novo enquadramento legal em matéria de alvarás e de qualificações técnicas exigidas aos profissionais envolvidos.

Proposta para regular a mediação imobiliária “está a ser ultimada”
Fernando Batista lidera, desde maio do ano passado, o IMPIC - Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção, tendo substituído no cargo António Pires de Andrade. Um dos desafios a que se propôs foi alterar o enquadramento legal da mediação imobiliária, conforme revelou, na altura, ao idealista/news, apontando para novidades até final do ano, o que acabou por não acontecer. Sabe-se, agora, que a nova proposta está em vias de chegar às mãos do Governo.

Custos de construção: como beneficiar do novo diploma e baixar preços
Construir casas - ou qualquer outro imóvel - está cada vez mais caro. Os custos de construção estão a subir desde o início da pandemia, agravando-se com a inflação gerada pela guerra na Ucrânia.

Mediação e construção: taxas anuais têm de ser pagas até sexta-feira
O prazo de pagamento da guia de Taxa Anual de Regulação e da submissão do Formulário Online para verificação anual dos requisitos de manutenção de validade da licença de Mediação Imobiliária – 2022 termina esta sexta-feira (4 de março de 2022), lembra o Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC), numa nota publicada no seu site. O mesmo acontece no caso do setor da construção, com o pagamento das guias de Taxa Anual de Regulação 2022 – Construção.

Quais são os deveres das mediadoras imobiliárias para com os clientes?
Fernando Batista, novo presidente do Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção (IMPIC), anunciou recentemente, em entrevista ao idealista/news, que até ao final de 2021 a Lei da Mediação Imobiliária (Lei 15/2013 de 8 de fevereiro) será objeto de revisão. É por isso oportuno relembrar as responsabilidades atuais das sociedades de mediação imobiliária para com os seus clientes, de forma a compreender o quão importante é trabalhar com imobiliárias que se encontrem devidamente autorizadas e registadas junto da entidade reguladora do setor imobiliário.

Imobiliárias com novas obrigações de comunicação ao regulador a partir de hoje
As imobiliárias têm, a partir desta segunda-feira, 5 de julho de 2021, novas obrigações de identificação e diligência de clientes suspeitos de branquear capitais ou financiar terrorismo, ou dos quais duvidem da veracidade ou adequação dos dados de identificação.O novo regulamento n.º 603/2

"A mediação imobiliária vai ter um novo enquadramento legal ainda este ano"
"Queremos que toda a nossa atuação seja eficaz e que os operadores económicos das atividades reguladas sintam que o regulador é útil e essencial".

Prevenção do terrorismo no imobiliário – IMPIC organiza ‘webinar’ sobre novo regulamento
O novo Regulamento de Prevenção e Combate ao Branqueamento de Capitais e ao Financiamento do Terrorismo (BC/FT) vai estar em destaque no próximo dia 7 de julho de 2021, no ‘webinar’ organizado pelo Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção (IMPIC).No centro do debate estará o no
Fernando Batista é o novo presidente do IMPIC
O jurista Fernando Batista é, desde hoje, o novo presidente do IMPIC - Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção, substituindo António Pires de Andrade no cargo, confirmou o idealista/news junto do Ministério das Infraestruturas e da Habitação. Para a c

Reclamações na construção e no imobiliário recuam em ano de pandemia
O número de reclamações na construção e no imobiliário diminuiu em 2020, ano marcado pela chegada da pandemia da Covid-19, para 712 queixas, menos 197 que em 2019, segundo dados do Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção (IMPIC).

Reforço da fiscalização do IMPIC à mediação imobiliária: incumprimento sai caro
O regulador do setor pretende reforçar a fiscalização da mediação imobiliária, a vários níveis e já tem regras claras definidas para atuar. Entre outros pontos, o IMPIC quer verificar o licenciamento e cumprimento do procedimento anual de validação da idoneidade comercial, pagamentos de taxas, comunicações obrigatórias. E o incumprimento destes novos deveres é considerado uma contra-ordenação “especialmente grave” e implica a aplicação de coimas. Explicamos com fundamento jurídico o que está em causa com as novas 'guidelines' da realização de fiscalização das atividades imobiliárias.

Imobiliárias têm de comprovar requisitos e pagar taxa anual até 5 de março ou perdem a licença
As mediadoras imobiliárias que operam em Portugal têm até sexta-feira, 5 de março de 2021, para realizarem o pagamento da Taxa Anual de Regulação e comprovarem os requisitos de manutenção de validade da licença junto do Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC).

Branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo no imobiliário em consulta pública
O projeto de Regulamento de Prevenção e Combate ao Branqueamento de Capitais e ao Financiamento do Terrorismo (BCFT) no setor do imobiliário foi aprovado, tendo o diploma em causa – Aviso n.º 739/2021 – sido publicado em Diário da República dia 12 de janeiro de 2021. O projeto de Regulamento BCFT está agora em consulta pública, durante 30 dias úteis a contar da data do aviso.

Regulador reforça caça de mediadores imobiliários que operam de forma ilegal
O Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC) vai avançar com uma operação de fiscalização das empresas que estão a exercer a atividade de mediação imobiliária de forma ilegal, sem estarem inscritos no organismo que regula o setor.A garantia foi dada por António Pires de

Dentro ou fora de centros comerciais, pequenas ou grandes, todas as imobiliárias já podem abrir
O processo de reabertura dos estabelecimentos de mediação imobiliária, nesta primeira fase do desconfinamento, continua a gerar uma onda de dúvidas e mal entendidos, baseados em diferentes interpretações jurídicas da resolução do Conselho de Ministros (n.º 33-A/2020, de 30 d

IMPIC dá luz verde a procedimentos digitais na mediação imobiliária e construção
Com o país em estado de emergência, desde 18 de março de 2020 - devido à pandemia global do coronavírus - a economia precisa de medidas extraordinárias que permitam a continuidade dos negócios.

Negócios imobiliários vão ser mais controlados pelo regulador
As empresas imobiliárias vão ser obrigadas a reportar ao regulador do setor todas as transações em que participarem, de forma mais assídua. Em vez do reporte semestral, a que estão vinculadas desde o ano passado, o IMPIC - Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção quer agora receber comunicações sobre os valores, meios de pagamento e números das contas de pagamento utilizadas nos negócios imobiliários a cada três meses. O objetivo é fazer um maior controlo de possíveis casos de branqueamento de capitais e comunicá-los às autoridades.

IMPIC aperta o cerco à clandestinidade e revela que a legislação “está em fase de revisão”
António Pires de Andrade, presidente do Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC), revelou que “está em fase de revisão a legislação do setor da mediação imobiliária e da construção, que engloba as plataformas eletrónicas e os contratos públicos”.

Fecharam 975 agências imobiliárias em 2019 – quase 500 só no último trimestre
Só no último trimestre de 2019 encerraram em Portugal 495 agências imobiliárias. Um número que sobe para 975 mediadoras, que suspenderam ou cancelaram a sua licença de atividade, se for tido em conta todo o ano passado. As empresas que se dedicam à atividade têm de comunicar até dia 28 de fevereiro as transações imobiliárias realizadas no último semestre de 2019.

Casas compradas a pronto e com dinheiro vivo estão a aumentar
O número de negócios de vendas de casas feitos com dinheiro vivo está a aumentar. Até ao final do mês de maio foram efetuadas 48.583 comunicações ao regulador do setor imobiliário, no valor de 11 mil milhões de euros.