Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Crédito à habitação: Crédito Agrícola admite aplicar spread zero

Autor: Redação

O presidente executivo do grupo Crédito Agrícola (CA), Licínio Pina, admitiu que perante a queda da Euribor para valores negativos existe a possibilidade dos seus clientes de crédito à habitação poderem vir a pagar zero de spread

“Se a margem [de lucro] do banco é sempre o spread, e se no caso da Euribor consumir o spread, acho que o taxa [do crédito à habitação] deve zerar”, disse o responsável, durante a apresentação das contas anuais do grupo CA de 2014.

Citado pela Lusa, Licínio Pina adiantou, no entanto, que taxas de juro abaixo de zero “é que não pode ser”, até porque “os contratos são onerosos para os bancos”. “[Por essa lógica] poderíamos cair na questão de os clientes virem a pagar para ter depósitos nos bancos”, alertou.

Para o gestor, o cenário de taxa Euribor negativa é um “ambiente que nunca se pensaria”, sendo que o CA “vai cumprir os contratos que estão vigentes com os clientes”. 

De referir que o grupo CA obteve um lucro de 26,9 milhões de euros em 2014, muito superior ao registado no ano anterior: 1,5 milhões de euros.