Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Investimento imobiliário totaliza 235 milhões até setembro

Autor: Redação

Boas notícias para o setor imobiliário. Segundo a Jones Lang LaSalle (JLL), “o ano de 2013 está a ser marcado pela retoma do mercado de investimento imobiliário, que nos primeiros nove meses do ano totalizou cerca de 235 milhões de euros”. Uma conclusão que consta no mais recente Market Pulse Portugal da consultora, relativo ao terceiro trimestre do ano.

“Este volume, ainda que distante dos volumes alcançados em anos de performance mais fortes, marca uma importante recuperação face a 2012, em que o total da atividade de investimento em Portugal se cifrou em 125 milhões de euros”, refere a JLL, em comunicado.

Para Pedro Lancastre, diretor-geral da consultora, este resultado tem na base “o crescente interesse dos investidores no imobiliário português”, sobretudo os estrangeiros. “Os investidores que tradicionalmente investiam em Portugal, como era o caso dos fundos alemães, estão aos poucos a regressar ao nosso mercado, além de mercados de outras origens que estão a ganhar força, como a China. Estes últimos estão especialmente ativos no âmbito dos Golden Visa, que têm despertado o interesse não apenas de investidores privados, mas também de investidores institucionais e promotores imobiliários”, referiu.

Segundo o responsável, “o ajustamento em baixa dos preços do imobiliário nacional também ajudou ao crescimento da atividade de investimento”.

No que diz respeito à performance dos escritórios, e segundo o relatório da JLL, “a absorção no terceiro trimestre totalizou os 19.011 m2, cerca de 29% menos que no mesmo período de 2012”. “No acumulado do ano, a área ocupada é de 44.095 m2, o que deixa antever que este ano possa ser um dos menos dinâmicos da década na atividade de ocupação de escritórios”, estima a consultora. 

Artigo visto em
(idealista news)