
Funchal aprova Programa Renda Acessível (arranca com 33 casas)
A Câmara Municipal do Funchal aprovou na quinta-feira, dia 20 de fevereiro, o regulamento do Programa ‘Habitar Funchal’, que visa promover habitação com rendas acessíveis.

Casas acessíveis? "Preços não cruzam com custos de construção"
À partida, construir casas para a classe média parece ser uma boa aposta, tendo em conta a elevada procura que existe em Portugal. Mas, no final de contas, colocar casas no mercado a preços acessíveis para estas famílias revela-se muito difícil. “O problema hoje é que os números não cruzam, porque temos custos de construção que aumentaram brutalmente depois da pandemia e o preço dos terrenos também tem estado a aumentar”, comenta Nuno Santos, Head of Portugal da RE Capital, em entrevista ao idealista/news. Somando estes custos aos impostos na construção, uma casa de 100 metros quadrados já iria chegar ao mercado por mais de 250 mil euros. “Para que o negócio seja interessante para os investidores, temos de ir para um preço de venda que já não faz sentido para a classe média”, garante o responsável.

Casas para a classe média? Sem terrenos do Estado será muito difícil
O Governo comprometeu-se, no programa Mais Habitação, a ceder património público devoluto (imóveis e terrenos) ao setor privado, de forma a aumentar a oferta de habitação em Portugal, nomeadamente para a classe média e a custos acessíveis à generalidade das pessoas. Uma iniciativa que é vista com bons olhos por parte dos promotores imobiliários, mesmo aqueles que operam mais no segmento de luxo, como a Vanguard Properties (VP).

“Classe média tem muita dificuldade em comprar ou arrendar casa”
“O problema da habitação em Portugal só é um problema porque os políticos portugueses querem que seja um problema”, as palavras são de Isaltino Morais, presidente da autarquia de Oeiras, que discursava na inauguração oficial do World Trade Center Lisboa (WTC), em Carnaxide, esta quarta-feira, dia 28 de setembro de 2022. O autarca endereçou “um abraço a todos” e muito particularmente àqueles que ali vão trabalhar, lamentando o facto de ainda não ser possível “responder às necessidades de habitação de todos aqueles que vêm para aqui viver”.

Promoção imobiliária: confiança mantém-se – mas há (muitos) desafios
Depois da pandemia, e num momento de recuperação pós-Covid, a conjuntura geopolítica e económica voltou a mudar. A guerra na Ucrânia fez disparar a inflação e acelerou a anunciada subida das taxas de juro. No imobiliário, o aumento dos custos de construção, a falta de mão de obra e matérias primas são uma ameaça à estabilidade, e trazem novos desafios a um setor que, até agora, tem dado provas de resiliência. No segmento da promoção imobiliária, a confiança no mercado mantém-se, ainda que seja difícil traçar cenários para o longo e médio prazo. O que esperar do futuro? Contamos tudo com a ajuda de profissionais do setor.

Casas para a classe média em novo empreendimento no Porto
A procura de casas novas para a classe média tem estado em alta e a oferta deste tipo de habitação escasseia um pouco por todo o país. Mas há novos projetos a chegar ao mercado, nomeadamente no distrito do Porto.

Cidades do futuro: como criar casas para jovens e para a classe média?
O conceito de cidade está a mudar.

CITTI Miraflores: 187 novas casas às portas de Lisboa
CITTI Miraflores. Este é o nome do novo empreendimento residencial que vai dinamizar Miraflores, Oeiras, convidando famílias da classe média a habitar nos seus 187 novos apartamentos às portas de Lisboa.

“Para haver mais casas novas a preços médios há que baixar o IVA da construção"
Manuel Carlos Carvalho fundou a Réplica Real Estate em 1989, na qual se mantém ainda hoje como CEO, mas agora partilha a liderança da empresa com os filhos – Bruna e Alexandre Carvalho.

OE2022: Englobamento obrigatório de rendimentos no IRS exclui classe média e baixa
Para o Orçamento de Estado de 2022 (OE2022) está a ser desenhado o diploma que vai tornar obrigatório o englobamento de rendimentos prediais no IRS, o que poderá significar um agravamento fiscal para os proprietários de imóveis.

Antas Atrium sai do papel e dá nova vida a zona esquecida do Porto
A primeira pedra do Antas Atrium já foi lançada.

Guimarães: preço das casas atingiu uma situação “gravíssima”, diz ministro
Foi celebrado o protocolo no âmbito do 1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação com mais um município: Guimarães. Este é o 50º acordo celebrado entre a autarquias do país e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU). Nesta cidade, o preço das casas atingiu uma situação “gravíssima”, que “impede que a população de rendimentos intermédios consiga aceder a casa na sua terra de sempre”, sublinhou Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e da Habitação, na passada sexta-feira (dia 21 de maio de 2021).

Casas com "novo conceito de luxo e preços equilibrados" a nascer no antigo estádio das Antas
Foi com o foco em resolver o "enorme” problema da falta de oferta de habitação nova para a classe média que a 'joint venture' Quantico/Albatross Capital projetou o Antas Atrium, um empreendimento residencial que vai começar a ser construído em breve, entre maio e junho, deste ano. Este projeto imobiliário vai dar uma nova vida ao terreno que um dia foi a morada do antigo estádio das Antas, no Porto.

“Continua a fazer todo o sentido desenvolver habitação para a classe média portuguesa”
“Continua a fazer todo o sentido desenvolver habitação para a classe média portuguesa, uma vez que continua a haver escassez deste tipo de produto no nosso país e será necessário responder à procura”. A garantia é dada ao idealista/news por Miguel Alegria, CEO da Engexpor, empresa especializada na gestão de projetos e gestão da construção que está no mercado há mais de 35 anos, estando envolvida em várias obras no país.

Rendas acessíveis em Lisboa: nova fase de candidaturas a decorrer
Um ano depois do lançamento oficial do Programa de Renda Acessível (PRA) da Câmara de Lisboa (CML), a autarquia abriu uma fase de candidaturas. A 4.ª edição arrancou esta segunda-feira (dia 21 de dezembro de 2020) e decorre até ao dia 20 de janeiro de 2021. Em causa estão 48 habitações particulares, de tipologias entre T0 e T4, arrendadas pela autarquia para sub-arrendamento, com uma renda correspondente a um terço do rendimento líquido do agregado familiar.

Maioria dos candidatos à habitação social no Porto fora dos critérios
A grande maioria dos candidatos a uma habitação social no Porto não cumpre o critério para ser admitido e das 2.636 candidaturas submetidas 1.849 foram desclassificadas, revelam os dados do Observatório de Habitação Social da autarquia divulgados esta semana.De acordo com a apresentação que foi feit

Grupo Onires e Torrestir reabilitam Páteo Quinta de Quires e lançam 132 casas para a classe média na Maia
O grupo Onires, detido a 100% por Manuel Rodrigues de Sá Serino e pela família Rodrigues, e a Torrestir, ligada ao transporte e à logística, vão investir mais de 18 milhões de euros, em conjunto, para concluir o empreendimento habitacional conhecido como Páteo Quinta de Quires, localizado no co

"Procura internacional continuará a existir, não só em gamas altas, mas também médias"
Estava há dois anos de olhos postos em Portugal, à “caça” de oportunidades e a fechar negócios.

Porto: novos empreendimentos residenciais para a classe média a nascer no Ramalde
Localizados, lado a lado - a escassos metros da conhecida Avenida do Dr. Antunes Guimarães, na Rua de Pereiró -, na freguesia de Ramalde, Porto, há dois novos empreendimentos residenciais em fase de construção e que partilham o mesmo mercado alvo: o segmento m

Nexity enfrenta pandemia e aposta em Portugal: vai investir em casas para todos
Está há dois anos a estudar o mercado português e decidiu dar o “pontapé de saída” no país em plena pandemia. A promotora imobiliária de origem francesa, Nexity, apresentou oficalmente o seu plano estratégico para Portugal, que irá passar, entre outras coisas, por criar oferta para as famílias portuguesas de classe média. Vai começar, para já, por investir cerca de 68 milhões de euros em três projetos de imobiliário residencial, localizados no Porto e Lisboa.

“Produtos destinados à classe média já começam a ser um objetivo dos promotores”
Estarão os promotores imobiliários cada vez mais apostados em trazer ao mercado oferta para a classe média portuguesa? Para Paulo Silva, Head of Country da Savills Portugal, a resposta a esta pergunta é sim. “Mantêm-se os desequilíbrios entre a oferta e a procura, já existindo evidência de que irão sofrer ajustamentos nos próximos anos, por aumento da oferta. Os produtos destinados à classe média já começam a ser um objetivo dos promotores, facto que representa uma boa notícia para este segmento de mercado”, referiu, em comunicado.

10.000 casas com rendas acessíveis para a classe média - a nova promessa do Governo
O primeiro debate do novo Governo no Parlamento trouxe para cima da mesa o problema da habitação. Para dar resposta a esta necessidade, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou que o Estado vai disponibilizar mais de 10.000 casas com rendas acessíveis em todo o país.

Acesso à habitação: o desafio de Portugal na próxima década e "a grande promessa por cumprir"
Com os preços das casas a subir em Portugal, o Governo socialista de António Costa fez da habitação para a classe média uma bandeira. Desdobrando-se em esforços para promover o acesso à habitação para todos, o primeiro-ministro reconhece que esta é "a grande promessa por cumprir”.

Mais 170 casas para a classe média construídas pela Câmara do Porto
Junto ao hotel Ipanema Park, num terreno sem uso e que soma perto de 19 mil metros quadrados de área bruta de construção, vai nascer habitação para a classe média do Porto. A autarquia anunciou que vai investir cerca de 19 milhões de euros para construir 170 fogos, na freguesia de Lordelo do Ouro, entre os bairros da Mouteira e Pinheiro Torres.

Famílias portuguesas entre as que mais vivem acima do que podem, diz OCDE
Os portugueses estão a viver acima das possibilidades, segundo um estudo da OCDE. A habitação e saúde são os gastos que mais pesam no orçamento dos agregados familiares.