vistos gold em Portgual

Fim dos vistos gold rejeitado pelo Parlamento

O Parlamento chumbou as propostas do PCP, BE e PAN para acabar com os vistos gold, assim como a do Chega para alargamento do regime, com o PS a defender que é tempo de avaliação da última alteração.“O caminho e o tempo é de avaliação” sobre uma “alteração legal bem-sucedida que salvaguardou as dimen
Fim dos vistos gold em Lisboa e Porto à vista – travão entra em vigor ainda este ano

Fim dos vistos gold em Lisboa e Porto à vista – travão entra em vigor ainda este ano

O fim da atribuição de vistos gold nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, aprovada na especialidade na sequência de uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2020 (OE2020), vai mesmo ser posta em marcha. A decisão de alterar as regras do regime (nos grandes centros urbanos) que serviu de motor ao imobiliário nos últimos anos foi adiada por causa da pandemia, mas o Governo quer ter o diploma pronto até ao final do ano.
Vistos gold: compra de imóveis gerou 90% dos 5 mil milhões de euros captados em 7 anos de programa

Vistos gold: compra de imóveis gerou 90% dos 5 mil milhões de euros captados em 7 anos de programa

O imobiliário tem sido, sem margem de dúvida, o grande motor dos chamados "vistos gold". Desde que está em vigor - arrancou em outubro de 2012 - o programa de Autorizações de Residência para Atividade de Investimento (ARI) captou cerca de 4,9 mil milhões de euros e a compra de imóveis representou 90% do valor do investimento, de acordo com os dados mais recentes do SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
Cada visto gold corresponde a três entradas em Portugal

Cada visto gold corresponde a três entradas em Portugal

É o verdadeiro três em um. Os dados do SEF mostram que cada Autorização de Residência para a Atividade de Investimento – os chamados vistos gold – atribuída equivale à entrada de três imigrantes no país: o investidor e dois familiares. No ano passado, os investidores trouxeram 2.678 familiares para Portugal.
Atribuídos 93 vistos gold em novembro e investimento captado sobe 14,6%

Atribuídos 93 vistos gold em novembro e investimento captado sobe 14,6%

O investimento captado através dos vistos gold subiu 14,6% em novembro face ao mesmo mês do ano passado, para 54,5 milhões de euros. A maioria do montante continua a corresponder à compra de imóveis (52.37 milhões de euros) – casas que custam mais de 500.000 euros – enquanto a transferência de capital atingiu os 2.21 milhões de euros.
Há um atraso de três meses na atribuição de vistos gold

Há um atraso de três meses na atribuição de vistos gold

Os estrangeiros que queiram investir em Portugal através do programa vistos gold têm de esperar pelo menos três meses para conseguirem ter uma reunião no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e entregaram a documentação que permite dar início ao processo. Isto depois de já terem investido no mínimo 500.000 euros na compra de um imóvel.
Chineses continuam a alimentar vistos gold - investimento subiu total 15%

Chineses continuam a alimentar vistos gold - investimento subiu total 15%

Os vistos "gold" já tiveram melhores dias e o investimento caiu no passado mês de julho. Ainda assim, o saldo total do ano continua positivo, tendo registado um crescimento de 14,8% nos primeiros sete meses de 2017, face ao período homólogo. A maioria do investimento total resultante da Autorização de Residência para a Atividade de Investimento (que chegou aos 656 milhões de euros em julho) continua a ser gerado pelos chineses.
Investimento captado com vistos gold desce 59% num mês

Investimento captado com vistos gold desce 59% num mês

O investimento captado através do programa Autorização de Residência para a atividade de Investimento (ARI), mais conhecido por vistos gold, recuou 5% em abril em termos homólogos, para 78 milhões de euros. No mês em causa foram atribuídos 122 vistos gold, 115 dos quais na sequência da compra de casas – têm de custar pelo menos 500.000 euros.
Turcos com quase tantos vistos gold em dois meses como em 2016

Turcos com quase tantos vistos gold em dois meses como em 2016

Os turcos estão cada vez mais atentos ao imobiliário nacional, um interesse aumentou a partir do final do ano passado. A comprovar esta tendência está o número de vistos gold atribuídos aos cidadãos turcos já este ano: 13 autorizações de residência para atividade de investimento (ARI) – como é chamado o programa que entrou em vigor em outubro de 2012 – em janeiro e fevereiro, quase tantas como as atribuídas em 2016, que foram 15.

Depois dos reformados, chega a Portugal uma onda de jovens estrangeiros atraídos por benefícios fiscais

A febre dos estrangeiros atraídos para Portugal por benefícios fiscais está mais alta do que nunca. No período de um ano, o bolo de estrangeiros aderentes ao regime do residente não habitual (RNH) engordou 44%, passando de 7414 em 2015 para 10 684 no final do ano passado. A grande novidade é que a par dos reformados, que beneficiam de acordos de dupla tributação, há cada vez mais jovens de outros países que solicitam o estatuto para terem um taxa reduzida de 20% de IRS.
Mediadores imobiliários pedem ao Governo para relançar vistos gold

Mediadores imobiliários pedem ao Governo para relançar vistos gold

Portugal está em risco de perder o investimento estrangeiro, sobretudo chinês, que tem dinamizado o setor imobiliário nos últimos anos, devido aos problemas que estão, cada vez mais, a afetar os processos dos vistos gold. O alerta é dado, em tom de preocupação, pelo presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), Luís Lima.
Nova travagem à vista nos vistos gold, com greve dos administrativos do SEF

Nova travagem à vista nos vistos gold, com greve dos administrativos do SEF

O investimento captado através dos vistos gold subiu 87,5% em 2016, face ao ano anterior, para 874 milhões de euros. Os dados são do SEF e mostram que foram atribuídos 1.414 vistos gold no ano passado, bem mais que em 2015 (766). Uma tendência que agora poderá abrandar, já que os trabalhadores não policiais do SEF iniciam esta segunda-feira uma greve de seis meses em regime de rotatividade para exigirem a reposição da carreira de apoio à investigação e fiscalização.

Investimento em vistos gold caiu 18,7% em novembro

Em novembro, o investimento resultante das Autorizações de Residência para a atividade de Investimento (ARI) – os chamados vistos gold – atingiu os 47,5 milhões de euros, menos 18,7% que os 58,6 milhões registados no mês anterior.
Vistos gold: o que muda no setor imobiliário?

Vistos gold: o que muda no setor imobiliário?

Paulo Portas deu ontem a conhecer as novas regras relativas à atribuição de vistos gold que o Governo apresentará ao Parlamento. A concessão de Autorizações de Residência para Investimento (ARI) a estrangeiros vai passar a ser sujeita a “auditorias regulares” por parte da Inspeção Geral da Administração Interna (IGAI). No setor imobiliário, será obrigatório apresentar no processo a caderneta predial do prédio a adquirir pelo investidor. O visto também poderá ser concedido a quem investir pelo menos 500.000 euros em obras de reabilitação urbana.
Golden Visa: outro estrangeiro investigado

Golden Visa: outro estrangeiro investigado

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) está a investigar dois cidadãos estrangeiros detentores de Vistos Gold (Golden Visa/Vistos Dourados) por suspeitas de branqueamento de capitais. Um dos casos já era conhecido, trata-se de um cidadão chinês detido no âmbito de um mandado de captura internacional emitido pela Interpol a pedido das autoridades chinesas. O segundo caso é relativo a um cidadão estrangeiro de outra nacionalidade.

Chineses já receberam mais de 400 vistos dourados

Ao fim do primeiro ano de existência, o novo regime de autorização de residência para investimento lançado pelo Governo (ARI) já atribuiu 547 autorizações (os chamados Golden Visa), 80% das quais a cidadãos da China.Segundo o Diário Económico, no total, as mais de 500 ARI significaram a entrada de 3