antónio frias marques, presidente da associação nacional de proprietários (anp), revelou que existem no país 800 mil casas para venda, “nas quais ninguém pega”, e cerca de 65 mil para arrendar. o responsável adiantou, em entrevista ao jornal i, que o sector imobiliário “está colapsado”, salientando que considera o imposto municipal sobre imóveis (imi) “um absurdo”. “é uma invenção da ministra das finanças [manuela ferreira leite], em 2003, que não incide nem sobre rendimentos, nem sobre consumo. interrogamo-nos sobre porque havemos de pagar sobre uma coisa que não rende, antes pelo contrário, só dá despesa”, criticou
de acordo com o presidente da anp, que representa cerca de 10 mil senhorios, está a assistir-se “ao absurdo, em que o valor do imobiliário está em queda livre – porque o imobiliário vale zero, não há compradores – e os valores patrimoniais e fiscais que estão a ser encontrados estão muito acima do hipotético valor real do andar”
no que diz respeito às rendas, antónio frias marques lembrou que a anp lutou “durante anos” para que “houvesse uma renda de 50 euros, porque há rendas de cinco euros e menos”. nesse sentido, o responsável adiantou “que quem habituou mal os inquilinos foram desde logo as câmaras, porque a maior parte dos inquilinos da câmara municipal de lisboa paga rendas inferiores a 50 euros”
2 Comentários:
Uma pergunta: com que direito o "Estado" põe e dispõe das casas dos particulares não permitindo a actualização justa das rendas antigas e ao mesmo tempo deixa aumentat o " IMI" de 70€ para mais de 500€ ?
Porque é que o meu comentário não pode ser publicado no Facebook?
Para poder comentar deves entrar na tua conta