Gato Preto encerra lojas em Espanha para "salvar" negócio em Portugal
A Loja do Gato Preto entregou no tribunal a proposta de plano de recuperação, com o objetivo de “assegurar a continuidade da empresa e a preservação do seu valor económico e social”.
Como e quem fica isento do pagamento por conta - o Fisco explica
A poucos dias de terminar o prazo-limite para as empresas liquidarem o primeiro pagamento por conta de IRC ao Fisco – 31 de agosto de 2020 – o Ministério das Finanças veio clarificar através de um despacho como é que funcionam as regras excecionais que permitem às empresas suspender o pagamento desta obrigação legal. Na prática, quase todas vão beneficiar da medida criada pelo Governo no âmbito da pandemia da Covid-19.
Governo remete para prazo “muitíssimo curto” divulgação de detalhes do lay-off simplificado
O Governo já discutiu na generalidade o conteúdo das novas regras do lay-off simplificado, mas apenas após a entrada em vigor do Orçamento do Estado Suplementar as poderá aprovar formalmente, e remete a divulgação para prazo “muitíssimo curto”. A medida não se chamará lay-off, embora mantenha o mesmo espírito deste regime. A partir de agosto deverá chegar o Apoio Adicional para Empresas com Quebra Significativa de Faturação.
Insolvências de empresas no primeiro semestre à lupa: construção resiste à pandemia
O número de empresas insolventes aumentou ligeiramente no primeiro semestre deste ano face ao mesmo período do ano passado (1.184 contra 1.154 insolvências), o que se poderá justificar, pelo menos em parte, com a pandemia da Covid-19. O setor da construção foi um dos que melhor resistiu à crise, tendo resgistado 109 insolvências, menos 16% que no período homólogo (129). Em causa estão dados que constam no Observatório Infotrust “Insolvências – 1º semestre 2020”.
Processo extraordinário de viabilização de empresas em dificuldades aprovado pelo Governo
O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira, dia 16 de julho de 2020, a proposta de lei que cria o processo extraordinário para a recuperação de empresas em dificuldades devido à pandemia da Covid-19, mas que sejam viáveis. O Governo atribuiu prioridade a este processo, sob
Como melhorar a liquidez das empresas em tempos de pandemia? Estas dicas valem ouro
A pandemia tem vindo a obrigar as empresas a agir, de forma a “fintar” as consequências de uma crise que chegou sem aviso prévio. O setor empresarial enfrenta agora situações financeiras muito complicadas. É fundamental, por isso, tentar atenuar o impacto da Covid-19 nas contas e, paralelamente, melhorar a liquidez, considera Afonso Arnaldo, partner da divisão de Impostos Indiretos e de Direitos Aduaneiros em Portugal da Deloitte.
Futuro pós-Covid-19: empresários temem surgimento de novo surto pandémico
A pandemia do novo coronavírus promete deixar feridas abertas que vão demorar algum tempo a sarar, nomeadamente na atividade económica e financeira a nível nacional e mundial. As empresas estão preocupadas com o prolongamento da recessão global e temem, por exemplo, a existência de novos focos da Covid-19.
Como resistem as empresas à pandemia? As que têm perfil exportador reagem melhor
As empresas com perfil exportador estão a resistir melhor ao impacto económico da pandemia do novo coronavírus quando comparadas com as que não têm essa vocação. Esta é uma das conclusões a retirar do inquérito semanal do Instituto Nacional de Estatística (INE) e do Banco de Portugal (BdP), divulgado esta terça-feira (28 de abril de 2020), que acompanha o impacto da Covid-19 nas empresas.
Guia sobre como atuar com o coronavírus - para empresas e trabalhadores
O Governo decidiu apresentar um conjunto de medidas para apoiar empresas e trabalhadores, face ao surto de coronavírus.
Rei de conglomerado da construção faliu com dívidas de milhões e foi para o Brasil
O conglomerado industrial de João Gama Leão, dono do grupo Prebuild, faliu. O empresário foi para o Brasil, mas deixou para trás um rasto de 334 milhões de euros em dívidas ao Novo Banco, seu maior credor. Agora, o tribunal penhorou-lhe os rendimentos, mas Gama Leão garante não ter dinheiro nem bens.
Nunca nasceram tantas empresas em Portugal como em 2018: foram mais de 45.000
Foram criadas 45.191 novas empresas e outras organizações em Portugal em 2018, mais 4.000 (10,4%) que no ano anterior. Trata-se de um valor record que foi impulsionado pelo nascimento de empresas ligadas ao setor do turismo. Em causa estão dados que constam no barómetro anual da Informa D&B.
Nasceram 27.708 empresas em Portugal até julho, mais 10,6% que há um ano
Estão a nascer mais empresas em Portugal. Nos primeiros sete meses do ano foram constituídas 27.708 companhias, mais 10,6% que no mesmo período do ano passado. Um aumento que se deve sobretudo ao turismo, segundo um estudo da Informa D&B.
Uma dúzia de empresas famosas com tudo para dar certo (mas que falharam)
Quanto mais alto, maior a queda. Foi mais ou menos isto que aconteceu a estas 12 empresas famosas, que pareciam prometidas ao sucesso, mas que foram condenadas ao fracasso. A grande maioria não conseguiu resistir às pressões financeiras, escândalos ou mesmo imprevistos. Descobre quais são.
Estará a tua empresa ou negócio à beira do fracasso? Faz o teste (gratuito) e tira as dúvidas
Chama-se “À Prova de Fracasso” e é um teste gratuito que permite fazer a avaliação do risco de fracasso de um negócio já criado – ou de empresas já existentes – ou perceber qual é a viabilidade de um projeto.
CGD e outras entidades estatais reclamam 12 milhões a empresa que abriu e fechou
A corticeira Robcork demorou seis anos para abrir: o anúncio da sua criação foi feito em junho de 2009 e a unidade industrial foi inaugurada em março de 2015. Fechou, no entanto, pouco tempo depois. A Caixa Geral de Depósitos (CGD) mandou-a para liquidação em janeiro passado, sendo que o banco público tem a haver oito dos quase 12,2 milhões de euros de créditos de entidades estatais.
Insolvências sobem em janeiro para valor mais alto em três anos
O número de insolvências registadas em Portugal aumentou 1,8% em janeiro. No total registaram-se 627 empresas insolventes, mais 11 que no período homólogo do ano passado. Segundo o relatório da Iberinform, o acumulado no primeiro mês do ano é superior aos valores registados nos últimos três anos em igual período. Há mais insolvências, mas também há mais constituições: aumentaram 15%.
Insolvências diminuem 12,7% num ano
Há menos empresas a declarar insolvência em Portugal. O acumulado do ano 2017 totaliza 6.284 empresas insolventes, um valor inferior ao de 2016 (menos 911) e que traduz um decréscimo anual de 12,7%. No mesmo período, e segundo os dados da Iberinform, foram constituídas 40.465 novas empresas, um crescimento de 9,1% face ao período homólogo.
CGD vende Artland à tailandesa Indorama Ventures por 28 milhões
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vendeu a insolvente Artlant – a fábrica de petroquímica de Sines a quem emprestou mais de 500 milhões de euros – ao grupo tailandês Indorama Ventures. O negócio terá sido fechado por 28 milhões de euros.
Insolvências de empresas diminuem 15,7% num ano
Há menos empresas a declarar insolvência em Portugal. Em julho, foram 382, menos 26,9% que as 141 registadas no mesmo mês do ano passado. No total do ano, o número de empresas insolventes é inferior 15,7% ao valor registado nos primeiros sete meses de 2016. No setor da construção e obras, um dos mais afetados durante a crise, estão a encerrar menos empresas e a abrir mais.
MSF à beira do abismo: construtora afastada de nova obra, agora no Gana
A MSF vive dias de cada vez maior agonia.
Tribunal recusa processo especial de revitalização da Soares da Costa
A construtora Soares da Costa continua a viver momentos difíceis.
Prazo para empresas pagarem PEC termina hoje
As empresas têm até hoje (31 de março) para pagar a totalidade do Pagamento Especial por Conta (PEC) ou a primeira prestação deste encargo, podendo beneficiar da nova fórmula de cálculo que reduz o montante a pagar.
Sem apoio da CGD, Soares da Costa salva da falência por trabalhadores e outros credores
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) parece estar com mão de ferro com quem está em situação díficil. Depois de se ter sabido que deixou cair uma imobiliária de luxo no Algarve, agora é tornado público que o banco do Estado votou contra a recuperação da construtora Soares da Costa. Mas mesmo sem o apoio da Caixa, a empresa foi salva.
Ongoing está falida com uma dívida de 1.200 milhões de euros
Foi acionista de referência da antes toda poderosa PT e dona de meios de comunicação social em Portugal e no Brasil, ocupava uma posição de relevo na Impresa e movimentava fortes influências no mundo empresarial, com espiões pelo meio.
todos os dias 30 pessoas são declaradas falidas pelos tribunais
todos os dias, 30 pessoas são declaradas falidas pelos tribunais portugueses. há, neste momento, mais pessoas a falir do que empresas.