Moção de confiança leva país a eleições – e Marcelo aponta para maio
O Governo enfrentou, pela segunda vez em 15 dias, uma moção de censura, desta vez apresentada pelo PCP (a primeira foi pelo Chega). E voltou a ser reprovada no Parlamento, com as abstenções do PS e do Chega. Mas logo no início do debate o primeiro-ministro Luís Montenegro anunciou que vai avançar com uma moção de confiança, salientando que "não pode persistir dúvida" quanto às condições do Governo. Moção essa que tem chumbo pré-anunciado, visto que PS e Chega revelaram que vão votar contra. O que significa que há eleições legislativas à vista. Marcelo Rebelo de Sousa aponta para maio.
Filhos de Montenegro sem benefícios fiscais em compra de casa
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, garantiu esta quarta-feira (5 de março de 2024) que os filhos não beneficiaram de qualquer isenção fiscal implementada pelo atual Executivo na compra de habitação, depois de a deputada única do PAN, Inês de Sousa Real, insinuar que Governo fez proposta "à medida”. A Spinumviva anunciou, entretanto, a doação de quotas aos filhos do chefe de Governo, tendo o Grupo Solverde terminado o contrato com a referida empresa.
Empresa familiar de Montenegro será só “detida e gerida pelos filhos”
O primeiro-ministro anunciou este sábado (1 de março de 2025) que a empresa familiar Spinumviva passará a ser “totalmente detida e gerida pelos filhos”, deixando a mulher de ser sócia gerente, e irá mudar de sede. O anúncio de Luís Montenegro foi feito numa comunicação ao país, após uma reunião do Conselho de Ministros Extraordinário, na residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento (Lisboa).
Montenegro convoca Conselho de Ministros extraordinário – e fala ao país
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira (28 de fevereiro de 2025) ter convocado um Conselho de Ministros extraordinário para sábado e uma comunicação ao país (às 20h) sobre decisões pessoais e políticas acerca da empresa detida atualmente pela sua mulher e os seus filhos, a Spinumviva. Empresa essa que divulgou, entretanto, os nomes dos seus clientes, os ramos de atividade e os nomes dos seus trabalhadores.
Obra no centro histórico de São Martinho do Porto está debaixo de fogo
Há uma obra em curso no centro histórico de São Martinho do Porto, concelho de Alcobaça, que têm deixado os cidadãos com os nervos em franja.
Despesas na residência oficial da Finlândia abrem polémica
O reembolso das despesas realizadas pela primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, e da sua família na residência oficial de Kesäranta está a gerar polémica. Em causa está o reembolso de, por exemplo, pequenos-almoços na ordem dos 850 euros mensais. Na tentativa de pôr fim à discussão em tempo de eleições locais, Sanna Marie renunciou “definitivamente” ao reembolso das despesas.
Carteira de imóveis do BES era “má, velha e ilegal”, diz presidente do Novo Banco
O presidente do Novo Banco disse esta terça-feira (15 de setembro de 2020) que a carteira de imóveis que o banco 'herdou' do BES e que teve de vender era “má, velha e ilegal”. Segundo António Ramalho, que falava numa audição parlamentar, da carteira só 14% eram residenciais, sendo que 35% dos ativos tinham mais de cinco anos e 100 imóveis tinham mesmo mais de 20 anos. Era “ilegal” porque, em geral, os bancos são obrigados a vender imóveis no prazo de dois anos.
Caso Selminho: Supremo confirma que a venda de terrenos na Arrábida é nula
O Supremo Tribunal de Justiça considera nula a venda dos terrenos localizados junto à ponte da Arrábida, no Porto, à imobiliária Selminho – que pertence à família do autarca Rui Moreira.
Caso Selminho: terrenos reclamados por família de Rui Moreira pertencem (mesmo) à Câmara do Porto
O Tribunal Judicial do Porto veio confirmar, pela segunda vez, que os terrenos reclamados pela imobiliária Selminho - da família do autarca Rui Moreira -, localizados junto à Ponte da Arrábida, na Invicta, são mesmo da Câmara Municipal
Facebook multado em 565.000 euros por violar lei da proteção de dados
A empresa norte-americana Facebook vai ter de pagar mais de meio milhão de euros por ter violado a lei da proteção de dados. Em causa está o uso ilícito dos dados pessoais de 87 milhões de utilizadores da rede social pela Cambridge Analytica.
Galp diz ser normal ter convidado o secretário de Estado das Finanças para o Euro2016
A convite da Galp, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais viajou para assistir a jogos de futebol da seleção portuguesa no Euro 2016. O CDS reagiu pedindo a demissão de Fernando Rocha Andrade, por considerar um ato "reprovável e grave", mas a empresa veio dizer este que "este tipo de iniciativas é comum e considerado aceitável no plano ético das práticas empresariais internacionais". O governante também considera "natural".
Rui Moreira faz queixa contra “desconhecidos sem escrúpulos” por causa da Selminho
O presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP), Rui Moreira, vai apresentar uma queixa na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra “desconhecidos sem escrúpulos” que, anonimamente, espalharam dúvidas sobre o acordo alcançado entre o município e uma empresa detida pelo autarca e os seus familiares, a Selminho.
Bancos têm de reavaliar desblindagem a cada cinco anos
O decreto-lei que permite acabar com a limitação dos direitos de voto nos bancos prevê que a cada cinco anos os acionistas possam rever os seus estatutos em relação aos limites de detenção de ações ou dos direitos de voto. “A manutenção ou revogação de limites à detenção ou ao exercício dos direitos de voto dos acionistas de instituições de crédito deve ser objeto de deliberação dos acionistas, pelo menos, uma vez em cada período de cinco anos”, refere o diploma, que foi promulgado segunda-feira pelo Presidente da República.
Vistos gold: investimento em compra de casas cai de 64,5 para 38,9 milhões num mês
Foram concedidas apenas 72 Autorizações de Residência para a atividade de Investimento (ARI) – os chamados vistos gold – em novembro, num investimento de 45,4 milhões de euros, menos 36,6% que no mês anterior (71.655.632 euros). Em outubro, o número de vistos gold tinha mais que triplicado face a setembro, para um total de 119, representando um investimento de 71,6 milhões de euros.
Norma aprovada pela câmara de Lisboa permitiu que o BES poupasse mais de 500 mil euros
Uma polémica sobre o licenciamento de um grande edifício que o Banco Espírito Santo (BES) queria construir na Avenida da Liberdade e na Rua Rosa Araújo, em Lisboa, para alargamento da sua sede, foi resolvida em 2010. A Câmara Municipal de Lisboa (CML) aprovou uma norma que visou acabar com as dúvidas suscitadas por um regulamento municipal. Essa norma interpretativa, proposta ao executivo camarário por António Costa, e oriunda dos serviços do vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, poupou mais de 500 mil euros ao BES.
Tens um VW? Então podes anular a compra do carro e receber o seu valor comercial
Se és proprietário de um dos veículos que circula nas estradas com o “kit” fraudulento do grupo Volkswagen (VW) podes pedir o dinheiro de volta aos concessionários, entregando o carro. A garantia é dada pela Associação de Defesa do Consumidor (Deco).
Venda de imóveis do GES a alegados testas de ferro na mira da Justiça
O Ministério Público (MP) está a investigar a alegada compra de património imobiliário do Grupo Espírito Santo (GES) por elementos da família, através de supostos testas de ferro, nos 12 anos anteriores ao colapso do grupo.
Nome de Paulo Núncio também aparece na lista VIP de contribuintes
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI), Paulo Ralha, eram apenas quatro os nomes na lista VIP de contribuintes. E ao que parece, o nome de Paulo Núncio, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, era um deles.
Salgado recusou pedir desculpa e disse que “ninguém na família sabia o que se passava”
Ricardo Salgado foi ontem ouvido no Parlamento pela segunda vez. Menos sorridente que há quatro meses, trouxe consigo uma longa declaração de 54 páginas. Recusou pedir desculpas, acusou Carlos Costa de “manifesta falta de isenção” e Passos Coelho de desconhecer as regras. E disse ainda que “ninguém na família sabia exatamente o que se passava”.
Vistos gold: chineses desistem de Portugal e apostam em Espanha
O escândalo de corrupção associado à concessão de vistos gold – foram detidas 11 pessoas na sequência da denominada “Operação Labirinto” – está a fazer com que muitos cidadãos chineses comecem a desistir de investir em Portugal, deixando de comprar casas que custam pelo menos 500.000 euros, o valor necessário para que possam obter o visto e circular livremente no espaço Schengen. Estes investidores começam agora a apostar no mercado espanhol.
Vistos gold: o que muda no setor imobiliário?
Paulo Portas deu ontem a conhecer as novas regras relativas à atribuição de vistos gold que o Governo apresentará ao Parlamento. A concessão de Autorizações de Residência para Investimento (ARI) a estrangeiros vai passar a ser sujeita a “auditorias regulares” por parte da Inspeção Geral da Administração Interna (IGAI). No setor imobiliário, será obrigatório apresentar no processo a caderneta predial do prédio a adquirir pelo investidor. O visto também poderá ser concedido a quem investir pelo menos 500.000 euros em obras de reabilitação urbana.
Vistos gold: Governo aprova alterações e pressiona Portas a mudar regras
O Governo aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, alterações à abrangência dos vistos gold. Segundo o ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, as modificações serão anunciadas na segunda-feira numa conferência com Paulo Portas, o mentor desta legislação. Mas o gabinete do vice-primeiro-ministro não confirma essa informação.
Casas de Sócrates: amigo tentou criar fundo imobiliário para apagar suspeitas
As casas de José Sócrates continuam na mira da justiça. Agora, as autoridades estão a investigar um fundo de investimento imobiliário destinado exclusivamente aos quatro imóveis que estão sob suspeita de serem de José Sócrates e que estão em nome do amigo empresário Carlos Santos Silva.
Vistos gold: investimento estrangeiro estava a crescer 641% até rebentar a polémica
A entrada líquida de Investimento Direto Estrangeiro (IDE) estava a crescer 641% antes de rebentar o escândalo dos vistos gold – foram detidos 11 pessoas e cinco ficaram em prisão preventiva. Num ano, entre setembro de 2013 e o mesmo mês desde ano, entraram na economia nacional, em termos líquidos, 5.891 milhões de euros em IDE, segundo dados do BdP.



Do luxo à ruína: um passeio pela mansão abandonada de Mike Tyson
Desde 1985, quando se estreou profissionalmente no mundo do boxe (aos 18 anos), até que se retirou da modalidade, duas décadas depois, Mike Tyson ganhou mais de 400 milhões de dólares (293 milhões de euros) com a sua participação nos ringues. O pugilista, que tinha o soco mais forte da história do boxe, cobrava
30 milhões de dólares (22 milhões de euros) por combate.