Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Procura de casa aumenta 30% face a 2013

Autor: Redação

Mais um sinal de que o setor imobiliário aparenta estar em recuperação. Nos primeiros dois meses do ano, a procura de casa “registou um aumento de 30% face” ao período homólogo. Segundo dados do Gabinete de Estudos da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), a procura de casas aumentou em Lisboa e no Porto, 25% e 30%, respetivamente.

Na opinião de Luís Lima, presidente da Apemip, esta dinâmica está a trazer um novo fôlego ao mercado imobiliário nacional. “O aumento da procura para compra é cada vez mais notório. Os vistos Gold e o Regime Fiscal para Residentes não habituais são os grandes impulsionadores deste aumento, mas verifica-se também uma nova dinâmica no mercado interno, que começa também a despertar para as oportunidades de investimento que o imobiliário oferece”, disse, em comunicado.

De acordo com o responsável, as transações imobiliárias estão a aumentar no que diz respeito aos imóveis rústicos, à semelhança do que aconteceu no passado, na década de 1980. Um fenómeno que o líder dos mediadores considera que “não pode ser lido como uma espécie de regresso ao passado, na verdade impossível de se concretizar”. “Mesmo num quadro de crescimento em 2014, haverá em algumas localizações oferta sem procura. Mas também haverá procura que não consegue encontrar, com facilidade, a oferta que desejava”, referiu, antevendo que “o investimento no segmento residencial” pode crescer em 2015.