Aumentar a oferta de casas à venda e dinamizar o arrendamento. Esta é, em resumo, a grande solução para dar resposta à crise de acesso à habitação em Portugal, tal como reconhece o próprio Governo. Um problema não apenas nacional, tocando também vários países europeus. Para ajudar a resolver a questão, o Executivo de Montenegro pretende, por exemplo, agilizar os licenciamentos – reduzindo a burocracia – e baixar o IVA na construção para 6%. Passamos em revista o que de mais importante se passou no país em 2025 no setor imobiliário.
Num ano em que os portugueses foram às urnas duas vezes – houve eleições legislativas e autárquicas –, Luís Montenegro manteve-se como chefe de Governo e “deu o corpo às balas” na área da habitação, tendo como aliado o ministro titular da pasta, Miguel Pinto Luz. E na reta final do ano houve, finalmente, luz ao fundo do túnel, com o anúncio de várias iniciativas legislativas que prometem estimular a colocação de mais casas no mercado. A Comissão Europeia, igualmente atenta ao problema, apresentou também o seu plano de emergência que visa apostar em força na criação de mais habitação acessível na Europa.
Já Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), voltou a ser protagonista no panorama económico-financeiro a nível europeu, dando a cara pelo banco central aquando das decisões de avançar com cortes nas taxas de juro – por quatro vezes entre janeiro e junho – e de os manter inalterados nas últimas quatro reuniões. Uma decisão, recorde-se, que tem impacto direto na evolução das taxas Euribor e, consequentemente, nos contratos de crédito habitação, ou seja, na prestação da casa a pagar ao banco.
Preparámos um conjunto de conteúdos que visam ajudar a perceber melhor que comportamento teve o imobiliário em 2025 e o que esperar de 2026. Foram vários os temas que deram que falar e que passamos agora em revista, de forma a tirar lições e/ou ilações que podem ajudar a resistir e até a triunfar em 2026. Ora vê:
- Imobiliário em vídeo: entrevistas e reportagens que marcam 2025
- Compra de casa em alta traz subidas recorde de preços em 2025
- Alta procura de crédito habitação resiste a ligeira subida da Euribor
- Construção e reabilitação: luz ao fundo do túnel para haver mais casas?
- Arrendar casa em Portugal perde fôlego em 2025 – mas rendas sobem
- Resolver a crise da habitação: novas medidas só chegam no fim de 2025
- Hotéis, escritórios, retalho e logística: imobiliário não vive só de casas
- Viagem ao imobiliário de luxo: Portugal atrai investidores em 2025
- Alojamento Local em 2025: regras mais apertadas e mudanças à vista?
- Arquitetura em 2025: construir melhor para viver melhor
- IA e mediação imobiliária: desafios, presente e futuro dos “dois mundos”
- Tendências de decoração em 2025: menos excesso, mais descanso
- Casas de famosos em 2025: entre amores, despedidas e novas escolhas
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta