Foi um ano animado e repleto de novidades no segmento residencial premium, com a procura por casas de luxo no país a acelerar.
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Viagem ao imobiliário de luxo
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A procura por casas de luxo em Portugal não arrefeceu, pelo contrário. Em 2025, os investidores imobiliários voltaram a ter os olhos postos no país. E mais casas houvesse no mercado à venda mais se venderiam, tal é o interesse existente. Este é o sentimento dos vários players auscultados pelo idealista/news ao longo do ano, desde promotores a mediadores imobiliários, passando por analistas e gestores de empresas. Confirma-se, portanto, que o país continua no radar de quem quer investir no setor, nomeadamente no segmento premium, havendo até imobiliárias de renome a começar a operar em território nacional, como por exemplo a Corcoran Atlantic. 

Numa entrevista recente, Adriano Nogueira Pinto, Diretor Coordenador Nacional da DS Private, considera que “o negócio da mediação imobiliária, nomeadamente no segmento de luxo, está de boa saúde”, vivendo “um dos seus melhores momentos”. E acrescenta, sem rodeios, que “Portugal oferece um produto diferenciado”.

Igualmente otimista sobre o mercado nacional está Mark Harvey, que dirige o negócio residencial internacional da Knight Frank, parceira em Portugal da Quintela e Penalva. “O que estamos a ver é que há um comprador mais seletivo, que vem [para Portugal] por razões muito diferentes”, salienta, lamentando, no entanto, a existência no país de “uma verdadeira escassez de ‘stock’ disponível nos mercados premium”.

Estas são algumas entrevistas realizadas durante 2025 com players que operam no segmento de luxo:

Promoção imobiliária no segmento de luxo
Créditos: Gonçalo Lopes | idealista/news

“O segmento em que é possível fazer promoção”

Do lado da promoção imobiliária, os entrevistados ouvidos pelo idealista/news durante o ano consideram que o segmento residencial premium – as chamadas casas para a classe alta – acaba por ser o mais atrativo, numa ótica de investimento, não sendo muitas vezes viável investir no segmento da classe médio, aquele onde é necessário investir mais no país, para dar resposta à crise na habitação.  

Isso mesmo diz Tiago Cerdeira Pinto, COO da promotora imobiliária ADDSOLID: “Neste momento, infelizmente devido aos custos de contexto, [o mercado de gama média/alta] é o segmento em que é possível fazer promoção”.

Uma visão partilhada por Alexandre Mansour, CEO da Nomad Capital, que revela ao idealista os segredos de alguns dos seus projetos residenciais de luxo. Entre eles está o Nomad Eden, o empreendimento habitacional de ultraluxo que está a nascer na Foz (Porto). “O segmento de luxo tem imenso potencial. E provavelmente, num futuro próximo, o segmento médio poderá também ser interessante”, antecipa. 

Já João Pagani Toscano, CEO da promotora imobiliária Livingroup, mostra-se preocupado com um detalhe relacionado com este nicho de mercado, a falta de qualidade dos acabamentos: “Estamos a vender ‘prime’ em localização ‘prime’. Temos edifícios que do ponto de vista arquitetónico são excelentes. Temos edifícios e projetos já muito alinhados com a taxonomia, o que é ótimo (…). Mas quando vamos a ver, a qualidade dos acabamentos não acompanha o preço a que estamos a vender”.

Outros artigos:

Casas de luxo
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Muito mais que um imóvel: o luxo como experiência de vida

Neste artigo, escrevemos que no mercado imobiliário o conceito de luxo vai muito além do preço ou da localização privilegiada. Das ideias feitas de ter dourados ou mármores nos interiores, ou do ter de ser e parecer caro. Hoje em dia, o verdadeiro luxo é definido por uma experiência diferenciadora, onde a exclusividade, a personalização e a qualidade de vida se tornam os pilares essenciais.

Eis mais alguns artigos que publicámos que revelam o que procuram os investidores quanto procuram uma casa de luxo, bem como as tendências que estão a marcar o setor:

Inteligência artificial no imobiliário de luxo
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Casas inteligentes e IA: o novo luxo já não vive só de mármore

Casas inteligentes e Inteligência Artificial (IA): o novo luxo já não vive só de mármore. Neste artigo, explicamos como é que a tecnologia está a reconfigurar o mercado imobiliário de luxo, sendo que aspetos como conforto, personalização, eficiência e inovação tornaram-se essenciais para uma nova geração de clientes que valoriza tanto a estética como a funcionalidade – e quer viver numa casa tão inteligente quanto elegante e funcional. 

Outro assunto que tem vindo a ganhar importância no setor imobiliário, nomeadamente no segmento premium, está relacionado com a… sustentabilidade. Já não se trata apenas de uma tendência, mas de um verdadeiro critério de valor ao qual os investidores estão cada vez mais atentos. À medida que a consciência ambiental cresce, também cresce a exigência por imóveis que aliem sofisticação e responsabilidade ecológica, tal como revelam vários players do setor ao idealista/news.

Outro artigo sobre este tema:

Reabilitação de um palacete
Créditos: Gonçalo Lopes | idealista/news

Um projeto de reabilitação muito especial

Já na reta final do ano demos a conhecer um projeto de reabilitação muito especial. Trata-se de um palacete do século XIX localizado em Oliveira do Hospital que estava “bastante degradado” e que ganhou nova vida, renascendo como Palacete do Guerreiro. A história desta reabilitação pode ser lida aqui.

Destaque ainda para uma reportagem relacionada com a Escovaria Belomonte, nascida no Porto há quase 100 anos, e para outros dois que remete para uma nova tendência no mercado, o Quiet Luxury. Este e este.

Outros artigos curiosos a ler:

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