
Apoios públicos à habitação: reclamações disparam 600% num ano
No primeiro trimestre do ano, o número de reclamações no Portal da Queixa relacionadas com os programas de apoio do Estado à habitação aumentou 600% face ao período homólogo de 2023. Entre as principais queixas dirigidas ao Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) estão a demora na entrega de casas, longos atrasos no pagamento das rendas, falta de resposta e assuntos relacionados com o programa Porta 65.

IRS 2024: já se pode verificar deduções das faturas (e reclamar)
O prazo para os contribuintes consultarem os valores das deduções à coleta do IRS apurados pela Autoridade Tributária (AT) e para reclamarem se deles discordarem, arrancou no sábado, dia 16 de março, e termina no final deste mês.
Após a verificação e confirmação das faturas, a campanha do IRS inici

Porta 65 Jovem: atrasos nos apoios fazem disparar reclamações
As novas regras do Porta 65 - programa de apoio ao arrendamento acessível jovem -, aprovadas no âmbito no Mais Habitação, estão a motivar vários atrasos, quer na resposta às candidaturas, quer no pagamento dos apoios. O Governo já veio reconhecer o problema, mas as queixas continuam a acumular-se.

Preencher o livro de reclamações: como fazer queixa por escrito
Como fazer uma reclamação no Livro de Reclamações? Vale a pena queixares-te de um produto ou serviço? Nem todos os consumidores parecem esclarecidos quando se deparam com estas questões.

Crédito habitação entre principais queixas ao Banco de Portugal
O Banco de Portugal (BdP) anunciou que recebeu 9.757 reclamações de clientes bancários no primeiro semestre do ano, o que corresponde a uma média mensal de 1.626 reclamações, mais 1% face a 2021. Os depósitos bancários, o crédito aos consumidores e o crédito habitação continuaram a ser as matér

Centros comerciais processam Estado por imposição de isenção de rendas
A isenção da componente fixa da renda dos lojistas dos centros comerciais foi aprovada em Assembleia da República e teve efeitos entre março e dezembro de 2020. O objetivo passava por ajudar os lojistas a ultrapassar a crise gerada pela pandemia da Covid-19.

Reclamações na construção e no imobiliário recuam em ano de pandemia
O número de reclamações na construção e no imobiliário diminuiu em 2020, ano marcado pela chegada da pandemia da Covid-19, para 712 queixas, menos 197 que em 2019, segundo dados do Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção (IMPIC).

Prendas de natal: como reclamar de compras online
Este ano, as compras online ganharam especial relevância para tratar das prendas de Natal. Por comodidade e, sobretudo, por segurança devido à pandemia da Covid-19, muitos foram os que decidiram adquirir os presentes pela Internet, em lojas virtuais, dentro e fora do país. Mas infelizmente nem sempre tudo corre bem. No artigo da Deco Alerta de hoje, explicamos como se pode atuar e reclamar.

Pedir Livro de Reclamações em tempos de pandemia? Conselhos para o usar de forma correta
Com o desconfinamento, muitos estabelecimentos voltaram a abrir portas ao público, mas há regras a ter em conta, de forma a manter o distanciamento social. Será que em tempos de pandemia de Covid-19 o uso do Livro de Reclamações continua a ser obrigatório? Fica a saber, desde já, que desde o dia 30 de maio que a disponibilização do Livro de Reclamações em formato físico voltou a ser obrigatória em Portugal, sempre que for solicitado pelo consumidor.

Banco de Portugal recebeu 18.104 reclamações em 2019 – mais 18,7% que no ano anterior
O Banco de Portugal (BdP) recebeu, no ano passado, 18.104 reclamações dos clientes bancários relativamente às matérias por si supervisionadas, o que dá uma média de 1.508 queixas por mês. Trata-se de um aumento de 18,7% face ao ano anterior, 2018.

Setor das telecomunicações lidera queixas dos consumidores há 10 anos
Nos últimos 10 anos, a Deco recebeu mais de quatro milhões de reclamações. O setor das telecomunicações foi o responsável pela maioria das queixas, revelando-se uma “uma constante preocupação para as famílias portuguesas”. A velocidade anunciada da internet, o período de fidelização, a dupla faturação, as práticas comerciais desleais, a cobrança pela fatura em papel e a dificuldade de cancelamento do contrato foram os principais motivos das reclamações.

2019 é ano recorde de queixas: foram mais de 101 mil
2019 foi um ano recorde de queixas. Os portugueses fizeram, em média, 275 reclamações por dia no Portal da Queixa: mais de 101 mil, no total do ano. O principal motivo de queixa foram as telecomunicações, mas o setor das entregas também disparou, uma vez que há cada vez mais consumidores nacionais a aderir às compras online.

Guia para agências imobiliárias - erros a evitar para escapar às queixas dos clientes
Nada pior para a imagem de um profissional, de uma marca ou de um setor do que as queixas dos clientes. E o imobiliário não escapa à regra, registando-se recentemente uma vaga de reclamações contra o setor, que podem e devem ser evitadas.

Telecomunicações é o setor mais reclamado: Deco recebeu 12 mil queixas até abril
Há 12 anos consecutivos que é o setor mais reclamado em Portugal. E os números não deixam margem para dúvida: a Deco recebeu nos primeiros quatro meses deste ano, 12 mil reclamações de consumidores sobre o setor das comunicações.

Casa nova com defeitos? Ensinamos-te a reclamar
Acabas de comprar uma casa e começas a encontrar defeitos que não viste? No artigo de hoje da Deco Alerta explicamos-te os direitos que tens nestas situções e como podes reclamar.

Telecomunicações lideram queixas à Deco e Meo é "campeã" das reclamações
As telecomunicações voltaram a ser o principal alvo de queixas dos portugueses em 2018, com quase 35 mil reclamações à Associação de Defesa do Consumidor (Deco). O período de fidelização, a faturação, as práticas comerciais desleais e a dificuldade no cancelamento do contrato foram os principais motivos de problemas.
Livro de Reclamações Eletrónico chega ao setor da construção e do imobiliário
O Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC) passou a integrar o Livro de Reclamações Electrónico, devendo os operadores económicos registar-se na plataforma até dia 1 de julho de 2019. Quer isto dizer que a possibilidade de apresentar uma reclamação através da internet foi alargada aos setores da construção e do imobiliário.

Energia: tarifa social automática gera quase 10.000 reclamações
A atribuição automática da tarifa social (concede descontos na eletricidade e gás natural) fez com que houvesse muito mais beneficiários efetivos, mas fez disparar o número de “pedidos de informação ou reclamação”. De 1 de julho de 2016 até 20 de abril deste ano, a Direção Geral de Energia e Geologia recebeu 9.987 reclamações, a maioria através do formulário online da Tarifa Social.

Portugueses continuam a reclamar (e muito) sobre as telecomunicações
O número total de queixas dos consumidores junto da Deco recuou 12% em relação a 2016. Ainda assim, no ano passado, a Associação de Defesa do Consumidor recebeu 405.000 queixas ou pedidos de informação. Os portugueses reclamaram menos, mas continuaram a reclamar. As telecomunicações foram as que mais queixas arrecadaram: há 11 anos seguidos que lideram a tabela.
Disparam queixas de quem compra no Facebook
Há um cada vez maior número de queixas a chegar à Deco de consumidores que fizeram compras online, sobretudo através das redes sociais, nomeadamente o Facebook.
Crédito à habitação: mais de 132 mil famílias disseram aos bancos que não podem pagar a prestação
"O nível de incumprimento dos contratos de crédito à habitação por parte das famílias permanece elevado" e há cada vez mais famílias a comunicar aos bancos que vão deixar de pagar a prestação da casa. O aviso é dado pelo Banco de Portugal no último Relatório de Supervisão Comportamental, publicado ontem, o dia em que os banqueiros portugueses tornaram público que discordam do "banco mau" que os políticos e o próprio governador do BdP querem implementar para resolver os problemas que as instituições enfrentam.

Deco Alerta: Queres “ir às compras” na internet mas tens medo de ser enganado? Não tenhas...
A compra de produtos na internet em segurança é o 88º tema da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.

Sabias que há uma empresa que te ajuda a defenderes como consumidor e só lhe pagas se tiveres sucesso na tua reclamação?
Tens um problema com uma companhia aérea e queres reclamar mas não sabes como, nem te queres arriscar a gastar dinheiro para nada? Não te preocupes, agora há uma empresa a operar em Portugal que te pode ajudar nessa missão. Em entrevista ao idealista/news, o CEO e fundador do Reclamador, Pablo Rabanal, explica-te tudo.

BdP recebeu 68 reclamações contra bancos por dia
No ano passado, as reclamações dos clientes bancários aumentaram 15% face a 2012. Segundo o Relatório de Supervisão Comportamental, em 2013, o Banco de Portugal (BdP) recebeu 17.911 reclamações, o equivalente a 1.493 queixas por mês ou 68 por cada dia útil.
queixas de clientes de bancos aumentaram 25%
as reclamações dos clientes bancários aumentaram 25% no primeiro semestre de 2013 relativamente à média mensal do 2012.