PRR ameaçado pela subida do preço dos materiais e falta de mão de obra
A construção mostrou a sua resiliência na presente pandemia. Mas, agora, está em crise. O aumento dos preços dos materiais de construção, a par da falta de mão de obra especializada são duas questões que estão a preocupar o setor.
Construção em Portugal: obter autorização custa menos a estrangeiros
Em Portugal, as empresas de construção precisam de obter uma autorização (alvará ou certificado) antes de iniciar atividade. Mas o valor a pagar não é igual para todas: as construtoras estrangeiras têm de pagar menos que as portuguesas para obter um alvará de construção.
Haverá falta de casas em Lisboa e Porto dentro de cinco anos, diz CPCI
Reis Campos, presidente da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI), exige da parte do Governo maior dedicação ao tema reabilitação urbana, salientando que a mesma a nível europeu “é de 36% do volume” enquanto “em Portugal é de 6,7%”.
Construção: A crise veio para ficar – resumo 2013
Não há dúvidas de que o setor da construção é dos que mais tem sentido as consequências da crise económica e financeira.
Construtoras apostam cada vez mais na internacionalização
Reis Campos, presidente da Confederação Portuguesa da Construção e Imobiliário (CPCI), não tem dúvidas: as construtoras nacionais apostam cada vez mais nos mercados estrangeiros.
Confederação da construção reprova nova Lei de Bases da Política dos Solos
O presidente da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI), Reis Campos, tem dúvidas quanto à aplicação prática da nova Lei de Bases da Política dos Solos, de Ordenamento do Território e do Urbanismo, que foi recentemente apresentada pelo Governo.“É verdade que visa substituir uma
Oito em cada dez novos desempregados são da construção
A maior parte dos empregos perdidos no último ano – 84 mil dos 103 mil – são oriundos do setor da construção e do imobiliário.
Avaliações às casas dos bancos estão desfasadas da realidade
Reis Campos, presidente da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI), considerou que as avaliações impostas à banca – pela Troika e pelo Banco de Portugal – sobre o processo de reavaliação da carteira de imóveis detidos pelos bancos financeiros estão desfasadas da realidade.
Programa para reabilitação continua parado
Os empresários da construção civil denunciam que, seis meses depois, o programa "Reabilitar para Arrendar", lançado pelo Governo para promover a reabilitação de prédios em 26 municípios, ainda não arrancou.O objetivo da iniciativa do IHRU - Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana era promover a
obras públicas no valor de 769 milhões aguardam adjudicação
há 769 milhões de euros de obras públicas prontas a avançar, mas que tardam em ser adjudicadas.
bancos avaliam casas muito abaixo do valor de mercado, acusa reis campos
os bancos estão a avaliar as casas, que constituem "uma fatia importante" das garantias reais entregues ao sistema financeiro, "em um quarto do valor normal do mercado", acusa o presidente da confederação portuguesa da construção e do imobiliário (cpci).
construção ainda sem datas para receber pagamentos em atraso
a confederação portuguesa da construção e do imobiliário (cpci) ainda aguarda indicações concretas do governo quanto à calendarização dos pagamentos em atraso ao sector no âmbito do programa de apoio às economias locais, uma das 50 medidas que consta do compromisso assinado com o executivo no início
construção e indústria unidas em prol da reabilitação urbana
a associação industrial portuguesa (aip) e a confederação portuguesa da construção e do imobiliário (cpci) assinar esta quinta-feira (dia 21) um protocolo que tem como objectivo apoiar e desenvolver a reabilitação urbana através de parcerias entre empresas.
cpci: “mercado habitacional está longe de suprir as necessidades das famílias”
o presidente da confederação portuguesa da construção e imobiliário (cpci), reis campos, considera que o panorama do mercado habitacional nacional é preocupante, já que está “longe de suprir as necessidades efectivas das famílias portuguesas”.
construtoras acusam estado de não devolver cauções
o regime excepcional e temporário de liberalização de cauções não está a ser cumprido.
construção vai ter pacote de apoio para recuperar sector
o governo e a confederação portuguesa da construção e do imobiliário acordaram um conjunto de medidas para pôr em prática e que visam recuperar e dar novo fôlego ao sector.
sector da construção perde 29 empresas por dia
o sindicato da construção de portugal teme que entre 100 a 120 empresas tenham de ser forçadas a fazer processos de lay-off, à semelhança do que aconteceu com a construtora tecnovia.
construção perde quase 30 empresas por dia
o governo vai criar um regime excepcional para cauções no sector da construção, que está em crise a não dá sinais de melhoria. a comprová-lo estão os números, nomeadamente no que diz respeito às insolvências e ao crédito malparado.
estado tem dívida de 1,3 mil milhões a empresas de construção
a dívida do estado às empresas de construção já ultrapassa os 1,3 mil milhões de euros, disse o presidente da confederação portuguesa da construção e do imobiliário (cpci), citado pelo público. "somos o maior credor do estado.
sector da construção pede antecipação de verbas do qren
a confederação portuguesa da construção e do imobiliário (cpci) reivindicou a antecipação e a readaptação das verbas do qren, afirmando ser uma das únicas vias para dinamizar o sector, porque o "estado não tem dinheiro", cita a agência financeira.
"o número de edifícios que se degradam é muito superior àqueles que são recuperados"
reis campos, presidente da confederação portuguesa da construção e do imobiliário (cpci) e da associação dos industriais da construção civil e obras públicas (aiccop), não tem dúvidas ao afirmar que o investimento na reabilitação urbana é "um dos mais eficazes" instrumentos de combate à crise económ
licenças para a construção descem 10,1% no final de 2010
as licenças para a construção de edifícios em portugal diminuíram 10,1% em termos médios anuais, para um total de 6.500 edifícios no quarto trimestre de 2010. uma tendência, de resto, que se mantém há algum tempo.
cpci contra os preços "anormalmente baixos" nas obras públicas
a confederação portuguesa de construção e imobiliário (cpci) considera que o mecanismo que consta do código dos contratos públicos para prevenir as situações de preços anormalmente baixos nos concursos públicos "já provou ser insuficiente e inadequado".
construção quer maior aposta na internacionalização do sector
o presidente da confederação portuguesa de construção e imobiliário (cpci), reis campos, considera que o sector da construção tem sido o "mais penalizado pela crise financeira", tendo registado uma quebra de 23% dos postos de trabalho desde 2000.
2010: menos 36% de obras adjudicadas
o ano de 2010 veio confirmar que o sector da construção continua em queda acentuada.