Como e quem fica isento do pagamento por conta - o Fisco explica

Como e quem fica isento do pagamento por conta - o Fisco explica

A poucos dias de terminar o prazo-limite para as empresas liquidarem o primeiro pagamento por conta de IRC ao Fisco – 31 de agosto de 2020 – o Ministério das Finanças veio clarificar através de um despacho como é que funcionam as regras excecionais que permitem às empresas suspender o pagamento desta obrigação legal. Na prática, quase todas vão beneficiar da medida criada pelo Governo no âmbito da pandemia da Covid-19.
Governo remete para prazo “muitíssimo curto” divulgação de detalhes do lay-off simplificado

Governo remete para prazo “muitíssimo curto” divulgação de detalhes do lay-off simplificado

O Governo já discutiu na generalidade o conteúdo das novas regras do lay-off simplificado, mas apenas após a entrada em vigor do Orçamento do Estado Suplementar as poderá aprovar formalmente, e remete a divulgação para prazo “muitíssimo curto”. A medida não se chamará lay-off, embora mantenha o mesmo espírito deste regime. A partir de agosto deverá chegar o Apoio Adicional para Empresas com Quebra Significativa de Faturação.
Insolvências de empresas no primeiro semestre à lupa: construção resiste à pandemia

Insolvências de empresas no primeiro semestre à lupa: construção resiste à pandemia

O número de empresas insolventes aumentou ligeiramente no primeiro semestre deste ano face ao mesmo período do ano passado (1.184 contra 1.154 insolvências), o que se poderá justificar, pelo menos em parte, com a pandemia da Covid-19. O setor da construção foi um dos que melhor resistiu à crise, tendo resgistado 109 insolvências, menos 16% que no período homólogo (129). Em causa estão dados que constam no Observatório Infotrust “Insolvências – 1º semestre 2020”.
Como melhorar a liquidez das empresas em tempos de pandemia? Estas dicas valem ouro

Como melhorar a liquidez das empresas em tempos de pandemia? Estas dicas valem ouro

A pandemia tem vindo a obrigar as empresas a agir, de forma a “fintar” as consequências de uma crise que chegou sem aviso prévio. O setor empresarial enfrenta agora situações financeiras muito complicadas. É fundamental, por isso, tentar atenuar o impacto da Covid-19 nas contas e, paralelamente, melhorar a liquidez, considera Afonso Arnaldo, partner da divisão de Impostos Indiretos e de Direitos Aduaneiros em Portugal da Deloitte.
Como resistem as empresas à pandemia? As que têm perfil exportador reagem melhor

Como resistem as empresas à pandemia? As que têm perfil exportador reagem melhor

As empresas com perfil exportador estão a resistir melhor ao impacto económico da pandemia do novo coronavírus quando comparadas com as que não têm essa vocação. Esta é uma das conclusões a retirar do inquérito semanal do Instituto Nacional de Estatística (INE) e do Banco de Portugal (BdP), divulgado esta terça-feira (28 de abril de 2020), que acompanha o impacto da Covid-19 nas empresas.

CGD e outras entidades estatais reclamam 12 milhões a empresa que abriu e fechou

A corticeira Robcork demorou seis anos para abrir: o anúncio da sua criação foi feito em junho de 2009 e a unidade industrial foi inaugurada em março de 2015. Fechou, no entanto, pouco tempo depois. A Caixa Geral de Depósitos (CGD) mandou-a para liquidação em janeiro passado, sendo que o banco público tem a haver oito dos quase 12,2 milhões de euros de créditos de entidades estatais.

Insolvências sobem em janeiro para valor mais alto em três anos

O número de insolvências registadas em Portugal aumentou 1,8% em janeiro. No total registaram-se 627 empresas insolventes, mais 11 que no período homólogo do ano passado. Segundo o relatório da Iberinform, o acumulado no primeiro mês do ano é superior aos valores registados nos últimos três anos em igual período. Há mais insolvências, mas também há mais constituições: aumentaram 15%.

Insolvências diminuem 12,7% num ano

Há menos empresas a declarar insolvência em Portugal. O acumulado do ano 2017 totaliza 6.284 empresas insolventes, um valor inferior ao de 2016 (menos 911) e que traduz um decréscimo anual de 12,7%. No mesmo período, e segundo os dados da Iberinform, foram constituídas 40.465 novas empresas, um crescimento de 9,1% face ao período homólogo.

Insolvências de empresas diminuem 15,7% num ano

Há menos empresas a declarar insolvência em Portugal. Em julho, foram 382, menos 26,9% que as 141 registadas no mesmo mês do ano passado. No total do ano, o número de empresas insolventes é inferior 15,7% ao valor registado nos primeiros sete meses de 2016. No setor da construção e obras, um dos mais afetados durante a crise, estão a encerrar menos empresas e a abrir mais.

Prazo para empresas pagarem PEC termina hoje

As empresas têm até hoje (31 de março) para pagar a totalidade do Pagamento Especial por Conta (PEC) ou a primeira prestação deste encargo, podendo beneficiar da nova fórmula de cálculo que reduz o montante a pagar.
construtora condenada a pagar 1,5 milhões por demolição de prédio

mais de 900 construtoras faliram no ano passado

a crise que se faz sentir no sector da construção está a deixar marcas. segundo o público, que se baseia em dados da associação das empresas de construção, obras públicas e serviços (aecops), quase mil empresas (970) do sector encerraram no ano passado.