Este guia vai ajudar-te a preparar o ano que acaba de arrancar. Oportunidades e riscos vistos à lupa.
Comentários: 0
O que esperar do imobiliário em 2020
Photo by Sasha • Stories on Unsplash

O imobiliário voltou a dar que falar em 2019 e tudo aponta para que 2020 seja outro ano quente para o setor. Depois de anos marcados pela aposta na reabilitação, a construção nova está agora ao rubro, com projetos sobretudo orientados para a classe média portuguesa. Mas, tanto do lado dos profissionais como do Governo, a expectativa é que esta oferta seja ainda insuficiente para a procura de casas que existe, havendo, por isso, espaço para mais investimento em promoção imobiliária destinado a venda ou arrendamento. Por outro lado, o segmento de alta gama continua a dar sinais de forte dinamismo.

No meio de tudo isto, as projeções do mercado imobiliário apontam para que os preços das casas continuem a subir, ainda que de forma mais contida, evitando-se assim, no entender dos especialistas, uma bolha imobiliária em 2020.

E a previsão para o mercado imobiliário não é apenas animadora no mercado residencial. Também no segmento de escritórios e imobiliário comercial é antecipada uma evolução positiva, com os investidores a mostrarem ainda apetite por novas tendências, como o coliving, residências de estudantes ou coworking. O turismo continua a atraiar as atenções dos investidores, sobretudo em hotelaria e restauração, sendo o futuro do alojamento local um pouco mais incerto pelo novo enquadramento legal e fiscal.

No entanto, existem entretanto outras nuvens, que se tornaram mais negras nos últimos dias, a ensombrar o crescimento do imobiliário e que resultam de medidas no âmbito do Orçamento do Estado para 2020 (OE20). Por iniciativa do Governo ou dos partidos, a Assembleia da República discute agora, por exemplo, alterações aos regimes dos vistos gold e dos Residentes Não Habituais que o setor diz poderem vir a ser propulsores de eventual uma crise imobiliária, afetando o próprio desempenho da economia nacional. As notícias imobiliárias que vão chegar nos próximos tempos vão ser (ainda mais) importantes.

Para já deixamos-te com um conjunto de artigos que compilámos para este guia e que ajudam a entender melhor o que esperar do imobiliário em 2020.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade