
Casa, o investimento da vida e a “boia de salvação” para a reforma
A geração de 'baby boomers' portugueses é consciente da importância da poupança para a reforma, mas não significa que consiga fazê-lo e a habitação é vista como a “boia de salvação”. Somente um em cada dois portugueses desta geração acredita que poderá viver a sua velhice sem dificuldades, apenas com os seus rendimentos, e 48% teme enfrentar problemas financeiros durante esse período. Perto de 60% das pessoas que possuem uma habitação própria admite assim poder vir a utilizá-la como espécie de “boia de salvação” e fonte de rendimento, se for necessário.

Preço das casas a abrandar com a pandemia?
Comprar casa continua a ser (muito) caro mas preços estão a desacelerar. Será mesmo assim? Lançamos esta questão no fecho do ano passado, antes de se saber que a pandemia da Covid-19 ia trazer mudanças ao setor – e qual seria o real impacto da mesma, nomeadamente no que diz respeito ao preço das casas. Agora, um ano depois, parece haver uma resposta. Ou não! A subida dos preços das casas está a abrandar com a pandemia, havendo indicadores que apontam nesse sentido. Um “aviso” dado por várias intituições, nacionais e internacionais, que alertam para o risco de correção em baixa dos preços dos imóveis residenciais.

Crédito à habitação resiste à pandemia num ano de incertezas
Antes da pandemia da Covid-19 chegar, a concessão de crédito à habitação em Portugal estava ao rubro. Nos primeiros dois meses do ano, a banca emprestou perto de 2 mil milhões de euros para a compra de casa, naquele que foi considerado o melhor arranque desde 2008.

Construção, um setor que dá sinais de estar resiliente à Covid-19
Portugal perdeu com a pandemia, entre o primeiro e terceiro trimestre do ano, 66.000 empregos (em termos líquidos). O setor da construção parece ter escapado, no entanto, a esta tendência, tendo dado sinais de resiliência: foram criados 5.300 empregos durante esse período. Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), conhecidos em novembro foram ao encontro dos divulgados um mês antes pelo Banco de Portugal (BdP), que considerou que o setor da construção está a mostrar uma “assinalável resiliência”, conseguindo manter-se “insulado dos fortes impactos negativos da crise pandémica”.

Vistos gold no olho do furacão – fim do regime em Lisboa, Porto e litoral à vista
O ano fica marcado pelo fim da atribuição de vistos gold nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, mas também no litoral do país.

Transformar a casa e deixá-la ainda mais bonita para 2021
A casa assumiu-se como um grande refúgio tornando-se na escola, no local de trabalho e de lazer de muitas famílias durante a pandemia.

Pandemia muda “regras do jogo” na mediação imobiliária – o trunfo da digitalização
A pandemia da Covid-19 chegou de forma inesperada e em força, levando a que as “regras do jogo” mudassem no negócio da mediação imobiliária, sendo a digitalização um trunfo das empresas do setor. Este foi, de resto, um tema em análise em vários webinares realizados ao longo do ano, como por exemplo este. A verdade é que as mediadoras imobiliárias tiveram de se adaptar às novas tecnologias para fintar a crise.

Teletrabalho mudou o emprego, é tendência e criou oportunidades para o futuro
A pandemia veio mudar invariavelmente o mundo laboral, acelerando tendências e dando lugar a outras, com o teletrabalho a marcar o ano, tendo mudado a vida de milhões de pessoas.

Arrendamento agita o mercado residencial em Portugal
O mercado de arrendamento em Portugal tem estado, nos últimos anos, no centro das atenções. O ano de 2020 não foi exceção. Logo em janeiro, num cenário de pré-pandemia da Covid-19, ficámos a saber que o valor das rendas pedido pelos senhorios aos potenciais inquilinos tinha disparado: aumentou, em 2019, em média 3,2%, mais que no ano anterior (1,9%). O ano ficou também marcado, entre outras coisas, por uma dança de cadeiras na habitação em plena pandemia, com Marina Gonçalves a substituir Ana Pinho no cargo de secretária de Estado da Habitação. A política é, no entanto, de continuidade, tendo a dinamização do mercado de arrendamento no horizonte, conforme revelou ao idealista/news Marina Gonçalves.

Alojamento Local perde o brilho em tempos de pandemia
O Alojamento Local (AL) foi um dos setores mais afetados pela pandemia. Perdeu o brilho ao longo do ano, empurrado por uma crise económica global que arrastou o turismo para as “ruas da amargura”, mas os proprietários confiam na retoma em 2021 e descartam mudar para os arrendamentos de longa duração – pelo menos para já. O Orçamento do Estado (2021) também trouxe novidades em termos de fiscalidade e vai alterar o regime de tributação de mais-valias de imóveis dentro deste negócio.

Dicas para distinguir o imóvel da concorrência e conseguir uma venda de sucesso
O aumento da utilização dos serviços digitais e remotos, vivido em 2020 devido à pandemia da Covid-19 tem conduzido à digitalização em todas as fases do processo da mediação imobiliária, desde a angariação à promoção do imóvel, visitas virtuais e assinatura digital de contratos imobiliários. Mas como conseguir chamar a atenção e despertar o interesse do comprador no teu imóvel? Apresentamos um conjunto de dicas para distinguir o imóvel da concorrência e conseguir uma venda de sucesso, com a ajuda de um especialista.

Rx 2020: imobiliário resiliente e animado a fechar o ano "horribilis" da pandemia
Num ano marcado por uma inesperada crise pandémica, que deixou marcas em todo o mundo, incerteza foi – e continua a ser – palavra de ordem. O setor imobiliário, como não podia deixar de ser, também sentiu os danos colaterais deixados pela passagem da Covid-19, mas mostrou-se resiliente. A construção não parou e os preços das casas, depois de vários anos a subir em flecha, estarão a desacelerar. Também o Alojamento Local e os vistos gold, que têm estado no olho do furacão ano após ano, voltaram a dar que falar em 2020.

Investimento em imobiliário mantém-se “vivo” e movimenta milhões apesar da crise
A pandemia do novo coronavírus afetou a economia um pouco por todo o mundo, e Portugal não é exceção. E o setor imobiliário também sentiu o “abalo” causado pela Covid-19. Ainda assim, o investimento manteve-se “vivo”, continuando a movimentar milhões ao longo do ano.

Adeus 2020, olá 2021: estas são as principais resoluções de Ano Novo dos norte-americanos
O ano de 2020 foi intenso e deixará marcas em todo o mundo, devido a uma crise pandémica que chegou sem pedir licença e entrou para a história. Muitas pessoas têm, por isso, bastantes motivos para porem 2020 por trás das costas e abraçarem 2021. Mostramos em baixo as principais resoluções de Ano Novo dos norte-americanos. Talvez algumas serão, também, as tuas.

Quando fazer e para que serve a avaliação antes de pedir um empréstimo para compra de casa?
Uma vez escolhida a casa que pretendes comprar, chega o momento de avançares com o pedido de avaliação do imóvel junto do banco onde pretendes efetuar o crédito habitação. Mas para que serve afinal esta avaliação e de quem é a responsabilidade? Explicamos com a ajuda de especialistas.

Experiência imperdível na Noruega: dormir em cabanas de madeira espetaculares junto ao mar
Com o intuito de viver uma experiência diferente, semelhante à que um faroleiro pode ter na costa norueguesa, a Haugesund Tourism Association desenvolveu cinco pequenas cabanas de madeira à beira de uma falésia, junto ao farol Ryvarden, um dos muitos localizados na costa oeste do município de Sveio,

As casas mais pequenas (e incríveis) do Youtube
O Youtube tem milhares de vídeos, alguns verdadeiramente incríveis, e outros sem preço, de tão estranhos que são.

Prédio degradado em Braga ganha “segunda vida” como residência privada de estudantes
Um prédio degradado e que está há décadas votado ao abandono em Braga vai ganhar uma “segunda vida” como residência privada de estudantes, com 170 unidades de alojamento. A Câmara Municipal de Braga (CMB) aprovou, esta segunda-feira (28 de dezembro de 2020), em reunião do executivo, o interesse público da construção do imóvel, com a abstenção do PS e a CDU.

Porto com Sentido alterado: valores da renda nos imóveis arrendados e subarrendados serão revistos
A Assembleia Municipal do Porto aprovou, com críticas dos grupos municipais da oposição, as alterações ao programa Porto com Sentido que visam, nomeadamente, a revisão dos valores da renda nos imóveis arrendados e subarrendados. Recorde-se que o programa foi lançado em março pela autarquia com o intuito de introduzir habitações a custos acessíveis no mercado tradicional de arrendamento, de diferentes tipologias e em todas as freguesias da cidade.

Ano Novo à porta com restrições: o que se pode ou não fazer
O Ano Novo está aí à porta, mas virá acompanhado de muitas restrições para todo o país. Depois do “alívio” no Natal, volta a apertar-se o cerco às festividades, numa altura em que pandemia continua numa fase crítica de transmissão. O Governo impôs "máxima contenção" neste período, incluindo a proibição de circulação entre concelhos entre as 00h00 de 31 de dezembro e as 05h00 do dia 4 de janeiro, e recolher obrigatório às 23h00 na passagem de ano. Nos dias 1, 2 e 3 de janeiro de 2021 também não se pode circular na via pública a partir das 13h00.

Reabertura de período de adesão a moratórias bancárias com “luz verde” de Marcelo
O diploma do Governo que reabre o período de adesão às moratórias bancárias até 31 de março de 2021 foi promulgado por Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou o Presidente da República, esta segunda-feira (28 de dezembro de 2020), no site da presidência.

Avaliação bancária de casas dispara para 1.144 euros por m2 – um valor recorde em plena pandemia
O valor mediano de avaliação bancária em Portugal, realizada no âmbito de pedidos de crédito à habitação, tem vindo a subir ao longo do ano, ou seja, em plena pandemia da Covid-19. Em novembro, fixou-se em 1.144 euros por metro quadrado (m2), mais 13 euros (1,1%) que em outubro e mais 68 euros (6,3%) que no mesmo mês do ano passado. Trata-se, de resto, de um novo máximo. Os dados divulgados esta terça-feira (29 de dezembro de 2020) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram ainda que o “número
de avaliações bancárias consideradas ascendeu a cerca de 27 mil, mais 8,2% que no mesmo período do ano anterior”

IHRU já tem nove milhões para converter Alojamento Local em rendas acessíveis até 2021
O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) já tem nove milhões de euros disponíveis para assumir encargos plurianuais (4,5 milhões em 2020 e 4,5 milhões em 2021) de apoio à conversão do Alojamento Local (AL) para arrendamento acessível, concretizando o que está definido no Programa de Estabilização Económica e Social (PEES). A portaria que autoriza a despesa já foi publicada em Diário da República.

Guimarães terá uma residência universitária de “referência mundial” com 632 camas
Vai nascer em Guimarães “um projeto pioneiro em Portugal de residências universitárias, de iniciativa privada”. Trata-se de uma residência universitária “de referência mundial” que terá 632 camas, num investimento de 15 milhões de euros, anunciou o município, numa nota publicada na sua página de Facebook, adiantando que a residência ficará situada na freguesia de Azurém, a 650 metros da Universidade do Minho.

Marcelo promulga Orçamento do Estado para 2021 mas faz "reparos"
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou o diploma que aprova o Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), mas não deixou de fazer alguns “reparos” ao documento final, de acordo com uma nota divulgada na página da Presidência da República esta terça-feira, 29 de dezembro de 2020.