Santander vende a maior Decathlon da Península Ibérica – em Matosinhos
A Santander Asset Management, gestora de ativos do banco espanhol, vendeu aquela que é a maior loja da Decathlon na Península Ibérica. Está localizada em Matosinhos e tem cerca de 8.000 metros quadrados (m2). O negócio foi assessorado pela equipa de Capital Markets da WORX Real Estate Consultants, mas o nome do comprador e o valor da transação não são divulgados.
Santander Totta vende carteira de crédito em situação regular
A gestora de ativos espanhola Alantra assessorou o banco Santander Totta na venda de uma carteira de crédito em situação regular com um saldo devedor total de aproximadamente 75 milhões de euros.
Autoridade da Concorrência questionada fortemente pela sua credibilidade
A credibilidade da Autoridade da Concorrência (AdC) está a ser posta em causa por vários banqueiros em Portugal. A entidade reguladora liderada por Nuno da Cunha Rodrigues lançou uma consulta ao mercado sobre o setor da banca a retalho, que está a receber contributos até setembro, e a ser alvo de fortes contestações por parte dos líderes de algumas das principais instituições financeiras a operar no mercado nacional.
Ativos tóxicos do ex-Popular dão prejuízos a imobiliária do Santander
Cerca de seis anos depois de ser extinto, o antigo Banco Popular continua a dar que falar. A Quasar, empresa imobiliária que herdou os ativos imobiliários do Banco Popular, teve prejuízos de 448 milhões de euros em 2023, mais 55,6% do que no mesmo período do ano passado. Assim, a Blackstone e o Santander (que controlam a Quasar) continuam a ter prejuízos de milhões devido aos ativos problemáticos deste banco português já extinto.
Santander, CaixaBank e Bankinter têm nova almofada para a exposição imobiliária
A partir do dia 1 de outubro de 2024, os bancos espanhóis Santander, CaixaBank e Bankinter deverão ter uma nova almofada de capital de 4% para as suas exposições ao setor imobiliário residencial em Portugal, informou o Banco de Espanha.
Taxas mistas ao rubro: Santander fixa juros nos primeiros 4 anos
Num contexto de incerteza económica e subida da Euribor, as famílias que avançaram com a compra de casa em Portugal começaram a optar mais pelas taxas mistas no crédito habitação. Esta foi uma forma de garantirem estabilidade financeira durante, pelo menos, o início do empréstimo. Mas não só.
Santander fecha venda da antiga sede do ex-Popular à Incus Capital
O Santander concluiu a venda da antiga sede do Banco Popular Portugal, no número 51 da Rua Ramalho Ortigão, em Lisboa, a um fundo gerido pela espanhola Incus Capital.
Santander vai vender sede do ex-Popular em Lisboa à espanhola Incus
A sede do extinto Banco Popular Portugal, em Lisboa, vai mudar de dono em breve. Colocado no mercado no final do ano de 2021, o edifício atraiu vários investidores. Mas a proposta vencedora foi mesmo a da espanhola Incus Capital Advisors, que colocou em cima da mesa mais de 50 milhões de euros. Trata-se de um edifício que está nas mãos do Santander desde dezembro de 2017, data que marca a conclusão da aquisição do Banco Popular por um euro.
Oitante paga pela primeira vez dividendos ao Fundo de Resolução
Em 2020, a Oitante conseguiu obter lucros pelo quinto ano consecutivo - em concreto 12,7 milhões de euros, um valor, ainda assim, 63,3% inferior ao apurado em 2019.
Santander vai investir 100 milhões na compra de hotéis no sul da Europa
O Santander, através do Santander Asset Management (AM), anunciou o lançamento de um fundo para investir em ativos hoteleiros no sul da Europa, especialmente em Espanha.
IFRRU 2020: complexo World of Wine arrecada a maior fatia de financiamento público
A missão de reabilitar os centros urbanos das cidades e melhorar o desempenho energético dos edifícios não ficou esquecida durante 2020. O IFRRU 2020 - Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas apoiou o financiamento de um total de 304 projetos até abril, o que representa um investimento público de mais de 890 milhões de euros. Neste programa criado no âmbito do Portugal 2020, foi o empreendimento World of Wine (WOW), situado em Vila Nova de Gaia, que arrecadou a maior fatia do financiamento público – mais de 26,5 milhões de euros.
Banco Santander Consumer Portugal muda-se para Carcavelos, para os terrenos da antiga fábrica Legrand
O Banco Santander Consumer Portugal (BSCP) tem uma nova sede: o Alagoa Office & Retail Center, em Carcavelos, nos terrenos da antiga fábrica Legrand. Trata-se de um “espaço inovador, moderno e colaborativo” que dispõe de 2.900 metros quadrados (m2) e que tem capacidade para receber até 250 pessoas, refere o banco, salientando que “as novas instalações permitem uma melhor comunicação entre equipas, fomentando o trabalho e a interação contínua entre áreas funcionais”.
Santander (também) vai dar moratória de 6 meses no crédito ao consumo e à habitação
O Santander juntou-se ao BPI e à Caixa Geral de Depósitos (CGD) na concessão de moratórias nos empréstimos às famílias e pequenas e médias empresas, para fazer face à crise provocada pelo surto do novo coronavírus. Em causa está uma moratória de 6 meses para o crédito ao consumo e à habitação e de 12 meses para as empresas.
Morreu o presidente do Santander Totta: Vieira Monteiro será a segunda vítima do Covid-19 no país
O presidente do Santander Totta morreu, aos 73 anos, infetado com o novo coronavírus, segundo confirmaram fontes próximas do banco ao idealista/news. António Vieira Monteiro era presidente do conselho de administração do banco de origem espanhola em Portugal desde 2019 e foi CEO entre 2012 e 2018.
Avignon Capital e York Capital pagam 22 milhões ao Santander por edifício em Lisboa
O imobiliário em Portugal continua a aguçar o apetite dos investidores estrangeiros. Na reta final de 2019 foi fechada mais uma operação no segmento de escritórios que agora foi comunicada ao mercado: a britânica Avignon Capital e a norte-americana York Capital Management juntaram-se para comprar um edifício ao Santander Totta, em Lisboa. E pagaram 22,3 milhões de euros pelo imóvel, que a partir de março de 2020 vai ser alvo de uma remodelação profunda.
Edifício dos Leões – sede do banco Santander – abre como novo espaço cultural em Lisboa
O banco Santander transformou o seu emblemático edifício sede de origem pombalina – localizado no nº 88 da Rua do Ouro, em Lisboa – num espaço cultural que acolherá obras de arte muito relevantes do seu espólio, bem como exposições temporárias. O Edifício dos Leões já abriu ao público, tendo sido inaugurado com a exposição “Lar Doce Lar”, da artista plástica Joana Vasconcelos.
Santander entra na corrida dos baixos spreads, mas oferta de 1% apenas para alguns clientes
A guerra de spreads no crédito à habitação continua ao rubro. De uma forma ou outra, os bancos vão baixando as margens cobradas nos empréstimos para a compra de casa. Agora foi a vez do Santander Totta anunciar que vai ter um spread mínimo de 1%, igualando a oferta à do espanhol Bankinter - que tem a proposta mais barata do mercado. Mas neste caso o spread mais baixo não é para todos.
Lei de Bases da Habitação vai levar a "spreads muitíssimo mais altos e menos crédito"
"Se a Lei de Bases da Habitação avançar, vai acabar com o mercado de crédito à habitação”. Esta é a convicção do presidente do Santander Totta, Pedro Castro e Almeida.
Guerra de spreads aquece: Santander contra-ataca com taxa mais baixa dos grandes bancos
O Santander Totta protagoniza o último movimento na guerra de spreads que se vive no mercado de crédito à habitação em Portugal. A instituição de base espanhola oferece agora a taxa mais baixa entre os cinco grandes bancos.
Bancos estão a cobrar AIMI a contratos de leasing inferiores a 600.000 euros
Há bancos, entre eles a CGD, que estão a cobrar o Adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis (AIMI) a clientes de leasing imobiliário cujos imóveis tem um Valor Patrimonial Tributário (VPT) inferior a 600.000 euros, limiar a partir do qual passou a ser aplicado o novo imposto.
IFRRU 2020: Santander recebeu 200 intenções de investimento num montante superior a 414 milhões
O Santander Totta tem em análise 200 intenções de financiamento ao abrigo do programa IFRRU 2020 – Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas, num montante superior a 414 milhões de euros.
Santander Totta financia primeiro projeto de reabilitação realizado no âmbito do IFRRU 2020
O primeiro projeto de reabilitação urbana realizado no âmbito do IFRRU 2020 vai ser financiado pelo Santander Totta. Trata-se da reabilitação integral de um edifício localizado na freguesia de Santa Maria Maior, no Funchal (Madeira), que vai custar 645.000 euros e que deverá ficar concluído até junho.
Clientes do Santander impedidos de receber montantes investidos em moedas virtuais
A Deco-Associação de Defesa do Consumidor recebeu várias queixas de clientes do Santander que se viram impedidos de receber nas suas contas os montantes em euros investidos em moedas virtuais. Em causa estão transferências oriundas de plataformas como a Coinbase, que está autorizada, contudo, pelo Banco de Portugal (BdP).
BPI, Novo Banco e Santander estão a emprestar mais para a casa que no ano passado
Comprar casa com acesso a financiamento bancário parece estar, de facto, cada vez mais fácil, já que os bancos estão a mostrar-se mais disponíveis para emprestar dinheiro. É o caso do BPI, do Novo Banco e do Santander Totta, que viram o “stock” de financiamento para a compra de casa aumentar face aos primeiros nove meses do ano passado. A ”guerra dos spreads” também está ao rubro, com o BPI a descer o valor mínimo para 1,5%.
Santander Totta tem 548 milhões para financiar projetos de reabilitação urbana
O banco Santander Totta anunciou que tem 548 milhões de euros disponíveis para o financiamento de projetos de reabilitação e revitalização urbana, ao abrigo do programa Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFRRU 2020). Deste montante, 293 milhões de euros são fundos do Santander Totta e 255 milhões pertencem ao IFRRU 2020.