CE quer pôr motoristas da Uber e proprietários de Airbnb a cobrar IVA
A Comissão Europeia propôs quinta-feira (8 de dezembro de 2022) que os operadores ativos em plataformas, como a Uber e a Airbnb, passem a cobrar o IVA e a entregar posteriormente o valor do imposto ao Fisco.
Finangeste vende sede da Uber em Lisboa por 18 milhões de euros
O mercado de escritórios continua dinâmico em Lisboa. Um dos negócios imobiliários mais recentes diz respeito à compra da sede da Uber pelo fundo português VIP, gerido pela Silvip, por 18 milhões de euros. Este edifício de escritórios pertencia, desde 2019, à “joint venture” entre a Finangeste e a Patron Capital, que levaram a cabo obras de reabilitação avaliadas em mais de 6 milhões de euros.
Médico em casa? É só pedir na Uber Eats
Os serviços de entregas ao domicílio vieram para ficar e estão a crescer cada vez mais. Ganharam impulso com a pandemia, e continuam a alargar o leque da oferta. Hoje em dia, tudo pode ser feito pela internet: pedir refeições, medicamentos, testes à Covid-19, ou fazer compras no supermercado.
A importância dos bairros cresceu com a pandemia - explicamos
A pandemia da Covid-19 trouxe muitas mudanças na sociedade, sendo que uma delas é a tendência dos bairros se tornarem numa espécie de novos centros urbanos. Esta é, pelo menos, uma das conclusões a retirar do estudo “O Futuro das Cidades e o Futuro da Mobilidade”, apresentado por Shin Pei-Tsay, diretora de Políticas, Cidades e Transportes da Uber, durante a cimeira Portugal Mobi Summit.
Nova sede e 'hub' da Uber em Lisboa já abriu portas e custou 90 milhões
A nova sede e 'hub' da Uber em Portugal já abriu portas em Lisboa, na Avenida Barbosa Du Bocage, perto do Campo Pequeno. Um novo 'hub' que será a principal fonte de conhecimento da empresa “sobre utilizadores, motoristas e parceiros de entrega e de desenvolvimento de produto e tecnologia da Uber na região do Sul da Europa”, refere a Uber, em comunicado. Em causa está um hub e sede de operações que representa um investimento de mais de 90 milhões de euros, tendo já gerado mais de 400 empregos diretos. A Uber perspetiva recrutar mais 200 colaboradores até final do ano.
Entregas em casa: apps não podem cobrar mais de 20% aos restaurantes nem aumentar taxas
Por causa do novo confinameto geral, os restaurantes só poderão funcionar em regime de take away ou entrega ao domicílio. O Governo decidiu, por isso, limitar as taxas e comissões cobradas pelas plataformas intermediárias (como a Uber Eats ou a Glovo) no setor da restauração e similares durante este período. Segundo as novas regras, estas apps não podem cobrar aos restaurantes comissões superiores a 20% nem aumentar as taxas de entrega.
Táxis fluviais chegam a Lisboa no verão
Apanhar um barco sem hora marcada para atravessar o rio Tejo entre Lisboa e a Margem Sul será uma realidade a partir do verão. “Estão criadas todas as condições para termos táxis fluviais no rio Tejo”, revelou Teresa Leal Coelho, vereadora do PSD em Lisboa e autora desta ideia, adiantando que “a Uber mostrou-se interessada” no negócio.
Cabify deixa de operar em Portugal a partir de sábado
A espanhola Cabify, que opera em Portugal desde 2016 – foi a segunda empresa a entrar no mercado nacional das aplicações de transporte, depois da Uber, em 2014 –, anunciou que deixará de funcionar no país (em Lisboa e Porto) a partir do dia 30 de novembro de 2019.
O que significa o dístico TVDE que circula em alguns carros?
As iniciais TVDE querem dizer transporte individual de passageiros em veículo descaracterizado, e identificam todos os veículos que trabalham para plataformas de transporte privado, como a Uber, a Cabify, Taxify ou a Kapten.
Táxis parados hoje em Lisboa, Porto e Faro. Afinal, o que reclamam?
É para novembro que está prevista a entrada em vigor da nova lei que regula as plataformas eletrónicas de transporte que operam em Portugal. De momento são quatro (Uber, Taxify, Cabify e Chaffeur Privé) e os taxistas estão contra, manifestando-se esta quarta-feira nesse sentido, em Lisboa, Porto e Faro. E o trânsito no centro destas cidades deverá complicar-se. Explicamos-te agora qual é o motivo deste quarto grande protesto dos taxistas a nível nacional.
Portugal é dos países europeus com mais trabalhadores em plataformas eletrónicas
O peso do emprego gerado direta e indiretamente por negócios de plataformas digitais em Portugal é um dos mais elevados num conjunto de 14 países europeus, correspondendo a 10,6% do total no país. Em causa estão negócios de empresas como Uber, UberEats, Glovo, Cabify, Taxify, Zomato, Booking e Airbnb.
Aprovada lei para regular plataformas como a Uber: taxa de contribuição sobe para 5%
O Parlamento aprovou o novo decreto para regulamentar a atividade de empresas como a Uber, depois de introduzidas alterações após o veto do Presidente da República. Será criada uma contribuição de regulação e supervisão a ser paga pelas plataformas que terá uma percentagem de 5% dos valores da taxa de intermediação que cobram nas suas operações.
Disparam queixas contra a Uber, mas também contra a ANTRAL
Cobranças indevidas e tarifas abusivas, falhas nas emissões de faturas, irresponsabilidades e má educação dos motoristas. Estes são os principais motivos de queixas dos consumidores contra a Uber (plataforma digital de transporte de passageiros), mas também contra a Antral (entidade que representa os taxistas).
Marcelo veta lei que regula plataformas como a Uber
O Presidente da República (PR) solicitou ao Parlamento que volte a apreciar a lei que irá regular a atividade das plataformas eletrónicas de transporte de passageiros como a Uber e a Cabify. Marcelo pede ainda que seja modernizada a legislação sobre táxis. O PS quer alterar diploma e “acomodar preocupações” de Marcelo.
Lei das plataformas eletrónicas de transporte de passageiros votada hoje no Parlamento
O texto final da lei que vai regular as plataformas eletrónicas de transporte de passageiros, como a Uber, Cabify, Taxify e Chofer, é votado esta esta sexta-feira (23 de março) na Assembleia da República (AR), depois do diploma ter sido aprovado a 14 de março na especialidade.
Lei da Uber adiada: deputados têm 15 dias para chegar a consensos
Ainda não foi desta que a lei da Uber foi votada na especialidade. Devia ter sido votada esta quinta-feira (22 de fevereiro), mas o deputado socialista Luís Testa pediu o seu adiamento. O objetivo é que os deputados cheguem a um consenso, para depois ser elaborado um texto comum das várias propostas de lei. Têm 15 dias para o fazer.
Lei que regula plataformas como a Uber poderá ser votada na próxima semana
A lei que vai regulamentar as plataformas como a Uber, Cabify e Taxify poderá ir a votação final já na próxima semana, a 2 de março, isto se a votação na especialidade estiver concluída esta quinta-feira (22 de fevereiro).
Regulamentação de plataformas como a Uber está “para muito breve”
A lei que vai regulamentar a atividade de transporte de passageiros em veículos descaracterizados – abrange empresas como a Uber e a Cabify – está “para muito breve”, depois de já terem sido ouvidos os intervenientes diretos, disse o presidente da comissão parlamentar de Economia, Hélder Amaral.
Uber é mesmo uma empresa de transporte, diz o Tribunal Europeu
A decisão há muito aguardada chegou esta quarta-feira. O Tribunal de Justiça Europeu (TJUE) decidiu: Uber é um serviço de transporte e não uma empresa digital, pelo que terá de cumprir com a legislação em vigor no setor dos transportes. A sentença é vinculativa e não é passível de recurso.
Relação de Lisboa declara Uber ilegal, mas decisão não influencia (para já) atividade no país
O Tribunal da Relação de Lisboa voltou a declarar ilegal a atividade da Uber em Portugal. A ANTRAL – que avançou para tribunal contra a plataforma – congratula-se pela decisão e os responsáveis da Uber, que ainda têm hipótese de recurso, dizem que vão analisar a situação em detalhe. Depois ainda há o Tribunal da Comarca de Lisboa, que parece ter uma interpretação diferente no que diz respeito à legalidade da empresa.
Lisboa recebe Centro de Excelência da Uber para a Europa
A Uber escolheu Lisboa para instalar o seu novo Centro de Excelência para a Europa.
Lisboa é uma das cinco cidades candidatas a receber um centro operacional da Uber
Lisboa integra uma “short-list” de quatro cidades candidatas à instalação de um centro operacional e de suporte da Uber, que está em Portugal desde julho de 2014 e tem já operações na capital, no Porto e no Algarve, contando com mais de 3.000 motoristas. Cracóvia (Polónia), Cairo (Egito), Limerick (Irlanda) e Paris (França) completam a lista.
Carros da Uber e Cabify com multas de 300.000 euros desde dezembro
A Polícia de Segurança Pública (PSP) autuou 131 carros das plataformas Uber e Cabify desde dezembro, mês em que entrou em vigor a nova legislação relativa aos transportes de passageiros e que abrange os transportes sem alvará. As multas em causa rondam os 300.000 euros.
Uber multada em 18,8 milhões por prometer salários irreais a motoristas
A Uber Technologies vai pagar 20 milhões de dólares (18,8 milhões de euros) para encerrar um processo que lhe foi movido pela Federal Trade Comission (FTC). O organismo de regulação dos EUA, que visa defender os consumidores e a concorrência, acusou a empresa de ter exagerado as expetativas de remuneração dos motoristas que trabalham para a plataforma, com o objetivo de aumentar as possibilidades de recrutamento de novos condutores.
Queres fazer negócio com o carro que tens parado? Aluga-o por períodos de curta duração
Depois do boom das plataformas para arrendar casa, com muitos portugueses a aderirem à moda de disponibilizar imóveis para turistas para conseguirem um rendimento extra, chega agora ao mercado nacional a oportunidade de se alugar o carro próprio, sem condutor, por um mínimo de duas horas, até um máximo de sete dias. Em causa está a plataforma internacional "Bookingdrive", que na prática aplica o conceito de "carsharing".